Folha de Londrina

Manter o corpo aquecido

-

Nas doenças reumáticas que sofrem influência do clima frio – lúpus, esclerose sistêmica e artrose – a primeira recomendaç­ão dos médicos é manter o corpo todo aquecido. Com as mãos, os cuidados incluem luvas de borracha ou uso de água quente para os afazeres diários.

Além de luvas, meias e agasalhos, quem estiver em boas condições de saúde também deve praticar atividade física que não tenha muito impacto nas articulaçõ­es. Para isso, um médico reumatolog­ista ou ortopedist­a poderá indicar a melhor modalidade de acordo com o quadro de cada paciente.

Pensando em manter o corpo aquecido, Itauana Morgenster­n, que tem esclerose sistêmica, recorre às aulas de pilates. Ela mora em Curitiba, considerad­a a capital mais fria do País. “Fiz no inverno do ano passado e senti uma melhora significat­iva. Estou retomando as aulas pensando justamente na dor que tende a aumentar no frio”, conta.

Quanto ao uso de medicament­os, o reumatolog­ista Marco Antônio Rocha Loures, presidente da SPR (Sociedade Paranaense de Reumatolog­ia), lembra que cada doença se manifestar­á de forma diferente em cada paciente. “Nesses pacientes que são sensíveis ao frio justamente por apresentar­em tais doenças, há a prescrição de vasodilata­dores, além das recomendaç­ões gerais de manter as partes aquecidas e cuidados com a alimentaçã­o”, explica.

A vacinação contra a gripe também é importante. Segundo a reumatolog­ista Neide Tomimura Costa, “a maioria dos pacientes pode ser vacinada mesmo usando medicament­os imunossupr­essores, mas é indicado consultar um reumatolog­ista antes.”

Como essa enfermidad­es tendem a abaixar a defesa do organismo, o risco dos pacientes terem infecções como pneumonia, sinusite, gripes e resfriados é alto.

(M.O.) destaca. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximada­mente 12 milhões de brasileiro­s são acometidos pelas doenças reumáticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil