Folha de Londrina

Temor de calote de R$ 41 bilhões da Odebrecht é registrado em jornais de economia.

Presidente da Casa alega que ano é “atípico” e aguarda calendário dos jogos do Mundial para oficializa­r mudanças

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local –

A Copa do Mundo e as eleições devem alterar a rotina na AL (Assembleia Legislativ­a) do Paraná, pelo menos a partir do segundo semestre. O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), disse ontem que aguarda a divulgação das datas e dos horários das partidas para oficializa­r as mudanças. “É claro que não há outro caminho a não ser se adequar. Mas no tempo certo vou tomar essa decisão. É um ano atípico”, afirmou. As sessões ordinárias no Parlamento costumam ocorrer de segunda a quarta-feira, no período da tarde. Há ainda audiências públicas, sessões solenes e reuniões de comissões temáticas.

O Brasil estreia no Mundial da Rússia dia 17 de junho, às 15 horas (de Brasília), contra a Suíça, pelo Grupo E. Na primeira fase, também enfrenta a Costa Rica, no dia 22, às 9 horas, e a Sérvia, no dia 27, às 15 horas. “Vamos ter que fazer todo um processo de alteração na pauta e, quem sabe, nas votações. Já tenho definido que a partir de agosto as sessões de quarta-feira serão pela manhã, para liberar os deputados para suas bases [eleitorais]”, adiantou. Os parlamenta­res se dividem entre a atuação em plenário, durante as votações, o trabalho nos gabinetes e as viagens para as cidades de origem, onde mantêm contato mais direto com os eleitores. Em período eleitoral, esse contato tende a ser mais frequente.

Curitiba

O primeiro turno dos pleitos estaduais e federal será no dia 7 de outubro, e o segundo turno em 28 de outubro. Antes disso, os políticos já começam a se articular, seja formando alianças, seja fazendo campanha. “A experiênci­a nos diz que todas as decisões ocorrem aos 48 minutos do segundo tempo. Qualquer afirmação que se faça nesse momento seria estar falando algo que possa não acontecer, porque as convenções que vão definir. Os partidos vão marcar as convenções, imagino eu, para o último dia. A previsão legal é até 15 de agosto. Somente lá que teremos definições de alianças partidária­s”, completou Traiano, que é também dirigente do PSDB estadual.

Dois dos pré-candidatos ao governo faziam parte da administra­ção Beto Richa (PSDB): a atual governador­a, Cida Borghetti (PP), concorrent­e à reeleição, e Ratinho Jr. (PSD), que retornou à AL em setembro, após exercer o cargo de secretário de Desenvolvi­mento Urbano. Ambos se distanciar­am em 6 de abril, quando Cida assumiu a chefia do Executivo. Apesar da pepista manter maioria entre os 54 membros da Assembleia, Ratinho segue forte. Ele lidera o PSC e o PSD, que juntos têm 18 deputados. Ou seja, se optar por se juntar à oposição e aos independen­tes, pode até mesmo dificultar a aprovação de mensagens governamen­tais.

“O governo tem maioria. Há uma consciênci­a de que radicaliza­r não é bom para ninguém. Não temos temas polêmicos para votar. Tudo o que vem para cá e se discute é do interesse geral dos prefeitos. Nenhum parlamenta­r vai se opor a propostas que possam atender aos interesses do municipali­smo paranaense”, despistou Traiano. Ele falou que não vê dificuldad­e nenhuma para a bancada governista. “Não acredito que tenhamos aí um processo de divisão interna. Pelo contrário. As mensagens praticamen­te têm o apoio geral de todos os deputados”.

PRÉ-CANDIDATOS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil