Folha de Londrina

Socorrer os que dormem na rua

-

É triste constatar, nestas noites frias, que tantas pessoas em Londrina dormem nas ruas, abrigandos­e como podem sob as marquises. Os invernos se repetem, e o drama dessa pobre gente parece não ter solução. Ao poder público incumbe recolher esses desabrigad­os e conduzi-los a um albergue, mas não se tem visto este tipo de atendiment­o, e se acontece não contempla a todos. O apelo que se faz é direto ao prefeito Marcelo Belinati, para que fique atento a esta questão, porque o inverno começa, e se este é um período que molesta até os bem abrigados, imagine-se então esses mal assistidos!

O prefeito está publicando nas redes sociais que vai resolver todos os problemas do município - que, segundo ele, não têm recebido a atenção do poder público “nos últimos vinte anos”. Devemos ficar atentos a essa promessa, e se o propósito é sério, um bom começo será atender a essa gente que dorme ao relento. Esse serviço não pode ser adiado e pode ter início já hoje.

O número de pessoas em estado de carência tem aumentado em Londrina, como resultado, também, dos problemas sociais que afetam o país inteiro. É preocupant­e o número de pedintes que perambulam pela cidade, alguns porque sempre viveram nessa dependênci­a e outros porque perderam o ganho, não encontram outro emprego e precisam sobreviver. Já se constata que muitos dos que pedem auxílio não são apenas as pessoas de aparência miserável que formam um triste contingent­e no panorama urbano brasileiro, mas gente de nível social mais elevado que tem de recorrer à ajuda alheia.

Mas enquanto não se pode resolver a um passe de mágica o macro problema do desemprego, voltamos por ora ao que se pode fazer no momento, que é socorrer os que dormem sobre lajes frias nas noites geladas e no desconfort­o em todos os dias do ano, nesta cidade cuja população, pela benesse de situar-se numa região abençoada e próspera, desfruta de um bom padrão da vida no confronto com a realidade de outros pontos do País.

WALMOR MACARINI,

jornalista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil