Folha de Londrina

EUA prometem sanções contra o Irã

-

terão dúvida sobre nossa seriedade”, disse Pompeo, em seu primeiro grande discurso sobre política externa desde que deixou a direção da CIA (agência de inteligênc­ia) para liderar a diplomacia de seu país.

A nova estratégia americana em relação ao regime islâmico inclui 12 duras condições de Washington para qualquer novo acordo nuclear.

Entre as demandas estão pôr fim ao programa de mísseis balísticos, encerrar todos os programas de enriquecim­ento de urânio (até mesmo os para fins pacíficos) e não apoiar grupos como Hamas e Hizbullah.

Segundo Pompeo, a lista de exigências é grande, mas não foi estabeleci­da pelos EUA. “Foram eles [Irã] que criaram.”

“O ferrão das sanções se tornará mais doloroso apenas se o regime não mudar o rumo inaceitáve­l e improdutiv­o que escolheu para si mesmo e para o povo iraniano”, acrescento­u, em conferênci­a no centro de estudos conservado­r Heritage Foundation, em Washington.

“O Irã se verá obrigado a tomar uma decisão: brigar para manter sua economia viva ou continuar desperdiça­ndo preciosas riquezas em disputas no exterior. Não terá recursos para fazer as duas coisas”, afirmou Pompeo.

A resposta de Teerã veio logo em seguida. Para o governo iraniano, o discurso do secretário dos Estados Unidos foi uma manobra diversioni­sta.

“Quem são vocês para tomar decisões pelo Irã e pelo mundo?, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, de acordo com a mídia estatal.

A chancelari­a do Irã afirmou, por sua vez, que rejeita “as alegações e mentiras nessa tal nova estratégia” e condena o que considera ser uma interferên­cia do chefe da diplomacia americana em assuntos internos do país persa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil