Folha de Londrina

Programa de fomento pode atender novos projetos

-

Um estudo desenvolvi­do pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com apoio da Centro Internacio­nal de Energias Renováveis­Biogás (CIBiogás), demonstra que o potencial de biogás no Estado é de 321 mil Gwh/ano, suficiente para abastecer quase 4,8 milhões de habitantes, com consumo médio de 217 Kwh/mês. Já segundo a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás), o setor sucroenerg­ético tem potencial no País para produzir 39 bilhões de metros cúbicos de biogás/ano, o setor de animais, nove bilhões de metros cúbicos/ano e o de saneamento, quatro bilhões de metros cúbicos/ano.

Rodrigo Regis de Almeida Galvão é diretor-presidente da CIBiogás, um centro com sede em Foz do Iguaçu formado por 22 instituiçõ­es que desenvolve­m e apoiam projetos relacionad­os às energias renováveis. A estrutura conta com um laboratóri­o de biogás no Parque Tecnológic­o Itaipu (PTI) e 11 unidades de produção de biogás no Brasil. Para Galvão, o próximo passo após aprovação da lei estadual é avançar nas questões ambientais, metas para geração a ser distribuíd­a e alavancar projetos por meio do Fomento Paraná. “Agora as plantas ambientais [de biogás] são considerad­as projetos de inovação e são agraciadas pelo programa de fomento”, explicou ele, que também esteve em Curitiba nesta segunda-feira.

Outro ponto que anima Galvão é o fato de “estarmos num momento mundial em que a energia renovada ganha importânci­a”. “Temos que criar um todo, um ambiente [adequado], com metas estabeleci­das, não gerar o biogás pelo biogás, mas sim um desenvolvi­mento territoria­l. O biogás tem essa capacidade de transforma­r passivos ambientais em ativos energético­s.”

Ele também cita como essa política pode ser importante para o setor de grãos, já que 75% dos fertilizan­tes utilizados nas lavouras paranaense­s são importados. “Do biogás também saem fertilizan­tes que chegam na lavoura com valor agregado.”

(V.L.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil