Folha de Londrina

Vantagem para todos os envolvidos

-

O diretor do Creslon (Centro de Reintegraç­ão Social de Londrina), Maurício José Sanchez, ressalta que o comportame­nto dos presos que participam do programa Mãos Amigas muda muito. “A partir do momento que começam a se sentir úteis, eles valorizam mais esse trabalho. E o fato de ser realizado em um órgão público, eles se sentem mais motivados, porque sabem que vai reverter em benefícios para a população em geral.”

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Luzia Maria de Jesus Alves, destaca que o NRE não sabe que tipo de delito os participan­tes do programa cometeram e mesmo assim não existe motivos para ter receio. “Existe um coordenado­r que fica o tempo todo com eles. O pessoal do núcleo passa várias informaçõe­s para a escola. São orientaçõe­s sobre como atender esses apenados. Os presos também recebem toda uma orientação sobre como se portar e como devem atender necessidad­es, a quem devem se reportar e existem pré-requisitos para participar do programa. Se qualquer um deles sair fora desse roteiro, são retirados do programa e substituíd­os por outro apenado”, garante.

Um dos primeiros locais a receber o programa foi o próprio NRE. “A gente percebeu que a presença deles aqui foi boa. Eles pintaram a grade do núcleo, o totem e reformaram todos os nossos banheiros dentro do prédio”, enumera Alves.

“Esse trabalho não vai ficar só nas 25 escolas que estão na fila de espera. O programa está sendo tão bem recebido que acredito que vamos ter bastante procura”, observa, informando que 122 escolas sob jurisdição do NRE de Londrina.

(V.O.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil