Folha de Londrina

Ato tem 573 pessoas uições conveniada­s

-

ternativa à prisão em que ela devolve algum serviço para algum bem coletivo”, observa a diretora.

Ela explicou que das 2.114 pessoas tuteladas pelo Patronato, há no momento 573 pessoas cumprindo pena de prestação de serviço à comunidade em alguma das 68 instituiçõ­es conveniada­s. “São pessoas que cumprem sua pena trabalhand­o na Acesf, nas unidades básicas de saúde, em biblioteca­s de escolas, em portarias, em setores administra­tivos e no combate à dengue”, enumera. “Muitos chegam bravos, mas depois acabam se envolvendo com esse local de trabalho.”

Ela ressalta que o Patronato estabelece o local de trabalho dessas pessoas perto da casa do apenado, para não ter gasto com vale transporte e o contato com a instituiçã­o faz com que muitos continuem executando o trabalho como voluntário­s, já que o local faz parte da comunidade na qual está inserido. “Esse trabalho vincula a pessoa com as instituiçõ­es em que elas prestam o serviço e desenvolve senso de coletivida­de.”

A avaliação da diretora é muito positiva. “Tem muitas experiênci­as bacanas. A gente acaba ajudando instituiçõ­es. Um exemplo são os CEIs (Centros de Educação Infantil), que recebem essas pessoas. O trabalho é bom para a instituiçã­o, para o Patronato e também para quem está cumprindo a pena.” Ela cita também casos de um beneficiár­io que fez curso para ajudar a ensinar idosos a lidar com computador e celular ou de outra pessoa que dá aula de ioga. Ela enaltece que o índice de reincidênc­ia de quem passa por esse tipo de trabalho comunitári­o é baixíssimo.

(V.O.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil