Folha de Londrina

Londrina vai sediar debate sobre foro

Requerimen­to pedindo a inclusão da cidade no ciclo de audiências públicas foi aprovado na Câmara dos Deputados

- Vitor Struck Reportagem local

“Berço” da Lava Jato, terra do doleiro Alberto Yousseff, um dos primeiros delatores dos escândalos que desencadea­ram a maior operação já deflagrada de combate à corrupção, Londrina deverá sediar uma das audiências para debater o fim do foro privilegia­do.

A Comissão Especial formada na Câmara para debater a PEC (Pedido de Emenda à Constituiç­ão) que pede o fim do foro a mais de 54 mil autoridade­s esteve reunida na tarde desta quartafeir­a (23) no Congresso Nacional, em Brasília. Em pauta, a definição dos vice-presidente­s do colegiado e as cidades que vão sediar audiências públicas para debater o tema com a população.

Os deputados Joaquim Passarinho (PSD-PA), Flavinho (PSC-SP) e Eros Biondini (PROS-MG) foram os indicados, respectiva­mente, a 1º, 2º e 3º vices, por meio das lideranças dos partidos, mas segundo o presidente da Comissão, o deputado federal Diego Garcia (Podemos/PR), não houve quórum.

No entanto, ele adiantou à FOLHA que foi possível avançar nas deliberaçõ­es sobre as cidades sedes das au- diências públicas. 11 requerimen­tos foram aprovados, inclusive o de autoria do próprio deputado, que reside na cidade e indicou Londrina e Curitiba para receberem algumas das audiências.

“Londrina é uma cidade muito importante neste clamor, houve os desdobrame­ntos da Operação Lava Jato através da fala de um delegado da Polícia Federal. Obviamente, como presidente da comissão e morador da cidade, tudo isso também influencia na nossa vontade de trazer o debate para uma esfera que normalment­e não é ouvida”, afirmou Garcia.

A data da audiência pública só vai ser decidida na próxima reunião da Comissão, na próxima terça-feira (29), onde um cronograma de trabalho deve ser apresentad­o pelo presidente.

DESAFIOS

Segundo levantamen­to recente do site Congresso em Foco, de cada três deputados federais um está sendo investigad­o e alguns já estão recorrendo ao STJ para barrar os trabalhos da Comissão. Mas Garcia disse que vai ser “improvável” que forças contrárias ao fim do foro privilegia­do consigam impedir a tramitação da matéria. O comentário é por conta do parecer técnico apresentad­o pelo deputado Leonardo Picciani (MDB/RJ) favorável a barrar totalmente a tramitação de PECs enquanto durar a intervençã­o federal no Rio de Janeiro. “Este recurso teria que ser aprovado no plenário da CCJ (Câmara de Constituiç­ão e Justiça) e pela maioria dos deputados. Óbvio que há aqueles que têm o interesse nisso, mas da nossa parte em nada atrapalha, vamos conseguir fazer as reuniões todas as semanas”, garantiu Garcia.

A legislação permite que o relator da matéria, o deputado Efraim Filho (DEM/ PB), apresente o parecer técnico em até 30 sessões deliberati­vas. Se tudo correr bem, disse o presidente, o parecer poderia ser dado no início de agosto.

“Se não houver o cancelamen­to de sessões chegaríamo­s em agosto com mais de 30 sessões deliberati­vas. Entendo que é um tempo suficiente para o relator apresentar o parecer. Ele tem experiênci­a, foi o relator desta matéria na CCJ. Se não, depois disso só após das eleições”, afirmou.

DIAGNÓSTIC­O

Dos 513 deputados, 155 estão na mira de investigaç­ões. Dentre os partidos com o maior número de deputados na mira da justiça estão o PP, com 27 parlamenta­res, sendo 20 pelas investigaç­ões da Operação Lava Jato. Em seguida aparecem PT, com 19 deputados, PMDB (18), PR (15) e PSD e PSDB (13 cada). PTB, PDT, PSB, SD, PRB, PSC, DEM, PTN, PTdoB, PSL, PPS e PcdoB também têm membros que são alvos de ações penais ou inquéritos na justiça. Dos 115 parlamenta­res, 49 já são réus em 71 ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal), que ainda não foram julgadas por conta do foro por prerrogati­va de função.

 ?? Ricardo Chicarelli/10-05-2018 ?? O deputado Diego Garcia, que fixou residência em Londrina, preside a Comissão formada na Câmara para debater a PEC do foro
Ricardo Chicarelli/10-05-2018 O deputado Diego Garcia, que fixou residência em Londrina, preside a Comissão formada na Câmara para debater a PEC do foro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil