Folha de Londrina

Meirelles é cobrado sobre aumento da gasolina

- Folhapress

- O presidenci­ável do MDB, Henrique Meirelles, foi cobrado nesta quarta-feira (23) pelo preço dos combustíve­is e pela paralisaçã­o nacional dos caminhonei­ros. Durante evento na capital federal, prefeitos e vereadores pediram uma explicação ao exministro da Fazenda no final de palestra sobre suas propostas para o país.

Em entrevista à imprensa, Meirelles reconheceu que a situação é séria e que a redução de tributos, como a Cide, é parte de uma solução para o quadro atual.

As manifestaç­ões espalhadas pelo País têm impactado a produção de veículos, a distribuiç­ão de combustíve­is e alimentos e paralisado a operação de aeroportos.

“É discutida a questão dos impostos. Eu acho que, de fato, é uma coisa que tem de ser olhada e é uma parte muito importante da solução”, disse.

O presidenci­ável observou, contudo, que a Petrobras não pode ser penalizada por um aumento do preço do petróleo em todo mundo.

“Tem de se preservar a Petrobras. Ela não pode pagar o preço de aumento do petróleo. A função dela é extrair e distribuir. Ela não tem a função de bancar custo de petróleo”, disse.

Perguntado, Meirelles não quis responder se, diante de um quadro de urgência, o presidente Michel Temer deveria zerar a Cide antes da aprovação de proposta de reoneração da folha de pagamento. Para ele, a questão da elevação dos preços só poderá ser resolvida em longo prazo com a realização de uma reforma tributária. Prometida no começo de 2017, contudo, a reforma do MDB não saiu do papel.

Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil