Folha de Londrina

Policial recebe homenagem por controlar caminhão desgoverna­do

- Vítor Ogawa Reportagem Local Marco A. Rossi é sociólogo e professor da UEL - cidadefutu­ra@folhadelon­drina.com.br

O policial militar Tiago Fernandes Brito foi homenagead­o no sábado (21) pela Câmara de Vereadores de Ibaiti (Norte Pioneiro) com a entrega da Moção por Ato de Bravura. O motivo é que o soldado da 3ª Companhia da Polícia Militar de Ibaiti conseguiu evitar uma tragédia ao controlar um caminhão desgoverna­do no início da madrugada do dia 30 do mês passado, em frente à Unidade Básica de Saúde do município. “Me senti bastante honrado pela homenagem e pelo reconhecim­ento. A cerimônia teve presença do prefeito, do comando da companhia da Polícia Militar e de minha família”, ressaltou o soldado. A homenagem foi proposta pelo vereador Sidnei Robis e a cerimônia foi dirigida pelo vereador Antônio Carlos da Silva, presidente da Câmara de Ibaiti.

O ato heroico ocorreu em um dia de folga do PM. Ele aguardava o preparo de seu lanche quando viu o caminhão descendo pela via. O caminhão, do tipo Munck, tinha sido furtado. O ladrão havia estourado o tambor da ignição e ligado o veículo com uma mixa, um instrument­o utilizado por ladrões como se fosse uma chave falsa que possibilit­a roubar o veículo. O veículo transitava pela avenida Fernandina Gentile do Amaral, região central de Ibaiti, quando o bandido resolveu pular do veículo em movimento e deixou o caminhão desgoverna­do.

“Eu vi o motorista pulando da cabine. Percebi que o caminhão estava engrenado em terceira marcha. A porta estava aberta. Vim acompanhan­do para ver se tinha mais alguém na cabine e quando vi que não tinha mais ninguém, na hora nem pensei, e entrei na cabine. Vi que o caminhão estava em rota de colisão contra um trailer de lanches e já desviei”, relembrou. O trailer estava com muitos clientes e vários funcionári­os no momento da ocorrência.

“Eu não tenho habilitaçã­o para dirigir caminhões e o caminhão seguia em direção a um cruzamento movimentad­o. Consegui controlar, mas não conseguia desligar o veículo, porque o tambor da ignição estava danificado”, ressaltou. Ele destacou que por não conhecer o veículo, não achava o freio de mão para frear as rodas. Por esse motivo ele ficou dentro da cabine com o veículo ligado, esperando o proprietár­io.

“Graças a Deus não teve pessoas feridas ou óbitos. Apenas danos materiais. Além de estourar o tambor da ignição, o bandido arrebentou o portão e quebrou muros para realizar o furto. Infelizmen­te ele não foi preso. Eu fui a única pessoa que visualizou o bandido, mas só vi um vulto. Tive que decidir por salvar as pessoas em vez de correr atrás do bandido”, declarou.

O policial nasceu em Jacarezinh­o e passou a ser conhecido em Ibaiti como herói. “Todo mundo está me chamando de herói. Minha família diz que eu fiquei famoso. Fico orgulhoso pelo reconhecim­ento do meu trabalho, mas não me envaideço com isso. Eu só realizei o trabalho como policial militar bem feito. Eu só dou graças a Deus por não ter acontecido o pior. Não houve nenhuma vítima”, ressaltou.

A ação do policial foi registrada por câmeras de segurança de uma loja que fica na avenida Fernandina Gentile do Amaral. O caminhão não sofreu danos e naquela madrugada foi levado para a delegacia da cidade. O veículo foi devolvido ao proprietár­io, que é de Ibaiti e confirmou o furto. Ninguém foi preso.

 ?? Arquivo pessoal ?? Tiago Fernandes Brito passou a ser visto como herói em Ibaiti após evitar acidente com caminhão furtado
Arquivo pessoal Tiago Fernandes Brito passou a ser visto como herói em Ibaiti após evitar acidente com caminhão furtado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil