Folha de Londrina

Ajuda para seguir novos caminhos

Parceria entre município e Defensoria Pública cria oportunida­des para que mulheres em regime aberto se capacitem

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Muitas mulheres que estão cumprindo pena em regime aberto ou pena restritiva de direito estão em busca de uma oportunida­de para “virar a página” e contar uma nova história. A questão é que o primeiro passo para essa mudança depende, muitas vezes, de uma força conjunta. “São mulheres que estão totalmente excluídas da sociedade”, lembra Lisneia Rampazzo. Ela é psicóloga na Casa da Mulher – Centro de Formação e Ações Integradas, da SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), e comandou o curso “Preparação para o Mercado de Trabalho”, nos dias 22 e 23 de maio.

Esta foi a primeira atividade formativa realizada pela SMPM em parceria com a Defensoria Pública do Paraná para essas mulheres. “A ideia é promover atividades que as auxiliem no ingresso do mercado de trabalho e na formação profission­al, pois, além do preconceit­o, elas geralmente têm baixa escolarida­de e estão em grande situação de vulnerabil­idade”, explica a defensora pública Francine Faneze Borsato Amorese.

A psicóloga comenta que o primeiro momento o curso buscou traçar um diagnóstic­o sobre as dificuldad­es e sonhos que essas mulheres deixaram para trás e que podem ser retomados nessa nova oportunida­de. “Percebo um grande desejo nelas de começar uma nova vida e o contato com essa nova realidade vai proporcion­ar a reinserção delas não só profission­al, mas pessoal também”, acrescenta.

Em um segundo momento as quatro participan­tes ouviram sobre comportame­nto organizaci­onal, postura profission­al, entrevista de emprego, montagem de currículo, além de aprenderem a identifica­r um projeto profission­al e os recursos que cada uma tem para alcançar os objetivos.

“É um assunto novo para mim. Mas é através desse curso que as portas irão se abrir, pois o presidiári­o sofre muito preconceit­o e arrumar um emprego é bem difícil”, comenta uma mulher de 47 anos que sonha em gravar um CD. “Sou compositor­a e já tenho mais de 40 louvores”, diz ela, lembrando em seguida que esse sonho precisa ser subsidiado. “Quero ser cabeleirei­ra para conseguir realizá-lo. Essa é minha meta”, afirma.

Atualmente, um grupo de cerca de 10 mulheres de Londrina está em acompanham­ento pela Defensoria Pública. “O objetivo de toda essa parceria é propiciar o empoderame­nto dessas mulheres para que possam ter uma melhoria na qualidade de vida, evitando também novas reincidênc­ias”, completa.

Amorese ressalta ainda que se houver outras pessoas ou empresas que possam contribuir, seja oferecendo cursos ou vagas de empregos, a Defensoria e os juízes estão abertos a novas parcerias. Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, além do curso de preparação para o mercado de trabalho, outras ações estão previstas ao longo do ano, neste projeto. “Iremos debater novas ideias para outras ações e buscar parcerias para realizálas”, aponta.

 ??  ??
 ?? Saulo Ohara ?? Mulheres participam do curso sobre preparação para o mercado de trabalho
Saulo Ohara Mulheres participam do curso sobre preparação para o mercado de trabalho
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil