Folha de Londrina

Chico Buarque nos acordes do Trio Mambembe

- Reportagem Local

O Trio Mambembe, formado pelos cantores Paulo Vitor Poloni, Natália Lecupeva Lepri e Thiago Ribeiro Barcelos, apresenta-se nesta sexta-feira (25), às 19h30, no Centro Cultural do Sesi/AML, integrando o projeto Vozes da Cidade 2018. O show marca a programaçã­o de lançamento do CD do trio, “Sambópera do Malandro”, dedicado à obra de Chico Buarque. A apresentaç­ão contará com a participaç­ão da cantora Gabriela Catai, da Clusters Sisters. O ingresso é um quilo de alimento não perecível e deverá ser retirado a partir de uma hora antes do início do espetáculo no local.

Criado em 2010, o Trio Mambembe desenvolve uma pesquisa estética sobre os musicais brasileiro­s e samba, propondo releituras interpreta­tivas de canções por meio de novas possibilid­ades vocais e cênicas. O trabalho do grupo tem como referência a sonoridade dos principais grupos vocais brasileiro­s, desde a década de 1940, como o Bando da Lua, passando pelos grupos MPB4, além do trabalho do Grupo Vocal Garganta Profunda, que tem o músico e arranjador Marcos Leite como expoente.

TRAJETÓRIA

Os integrante­s do Trio se conheceram ainda adolescent­es cantando no Coral Juvenil da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), sob o comando da regente Lucy Maurício Schimiti. Mais tarde integraram o Grupo Vocal Acorde Torto, que trabalhava com música vocal brasileira enfocando a obra dos arranjador­es Pablo Trindade e Marcos Leite. Como primeiro estudo do trio escolheram a “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Hollanda, obra que estreou originalme­nte no teatro, em 1978, tendo sido adaptada ao cinema em 1986 por Ruy Guerra.

Não demorou para que encarassem o desafio de montar o espetáculo “Cara Malandrage­m, a Sambópera do Malandro”, uma adaptação do musical da “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, que estreou dentro da programaçã­o do 32º (FIML) Festival Internacio­nal de Música de Londrina, em 2012, sob direção de Sandra Parra. A partir desses estudos feitos com as canções da peça e do filme “Ópera do Malandro”, o Trio Mambembe desconstru­iu a narrativa do texto original por meio da linguagem dos cabarés e do teatro de revista.

O único pecado que a paixão pode cometer é não ser alegre”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil