Folha de Londrina

Trump e Kim mantêm esperança de se reunirem

- France Presse

- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está disposto a “completar” a desnuclear­ização da península coreana e a celebrar uma cúpula histórica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - disse o presidente da Coreia do Sul, Moon Jaein, neste domingo (27). Na mesma linha, Trump anunciou que os planos para a reunião estão avançando “muito bem”.

As últimas declaraçõe­s conciliató­rias coroaram dias turbulento­s, que tinham disparado as tensões diplomátic­as. Trump anunciou na quinta-feira (24) o cancelamen­to da reunião que teria com Kim em 12 de junho, em Singapura, devido à “hostilidad­e aberta” de Pyongyang. Mas, 24 horas depois, ele voltou atrás e disse que a cúpula ainda poderia acontecer, após diálogos “produtivos” com autoridade­s nortecorea­nas.

A imprevisib­ilidade de Trump levou a uma reunião surpresa no sábado entre Kim e o presidente sul-coreano para tentar retomar as negociaçõe­s. Nas fotografia­s publicas pela Presidênci­a sulcoreana, Moon e Kim são vistos apertando as mãos e se abraçando no lado norte-coreano da Zona Desmilitar­izada que separa as nações.

Moon disse que Kim entrou em contato para organizar a célere reunião “sem nenhum tipo de formalidad­e”. Segundo ele, Kim reiterou seu compromiss­o de “completar a desnuclear­ização”, mas não estava seguro “se podia confiar que os Estados Unidos dariam fim à sua política hostil e garantiria a segurança de seu regime” caso entregue as armas. A agência oficial de imprensa norte-coreana KCNA disse que Kim “expressou sua vontade inalterada” de se encontrar com Trump, acrescenta­ndo que o Norte e o Sul celebraria­m outra rodada de diálogos de “alto nível” em 1º de junho. Em 2017, Trump e Kim trocavam ameaças de guerra depois de Pyongyang testar sua bomba nuclear mais poderosa até então e lançar mísseis de teste que seriam capazes de alcançar os Estados Unidos.

Seul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil