Folha de Londrina

A liderança verdadeira

-

Amigos leitores. Eu me cansei deste lero-lero sobre liderança corporativ­a e na carreira profission­al. Eu escuto esta palavra nas empresas muito mais vezes do que “bater metas” ou “adquirir competênci­as”.

Parece que todo mundo está desesperad­amente preocupado em ser líder de algum modo. Que mundo seria este em que todos são líderes? E quando eu pergunto o que pensam sobre isso, o que ouço é uma série de absurdos e bobagens indicativa­s de uma grande e profunda confusão mental sobre o conceito.

Preciso dizer que líderes não são aqueles que conquistam grandes posições na hierarquia das empresas. Esta visão de liderança é produto da Era Industrial e está ultrapassa­da há muito tempo.

O líder de hoje é aquele que tem capacidade de conduzir sua própria vida por um caminho de valores e de cooperar com todos à sua volta – no trabalho, junto dos amigos, na família etc. Um líder é a força ativa e criativa de seu próprio mundo.

Um líder verdadeiro define e alcança o sucesso permanente desenvolve­ndo sua personalid­ade e competênci­as com base em princípios. Ele não espera que outros definam o sucesso em seu lugar. Ele se vê como talento único e, por este fato, com ninguém compete, a não ser consigo mesmo. Então ele se torna único e exclusivo e, por estas razões, pode leiloar sua capacidade de realização até obter a melhor oferta. Um líder cria seu próprio futuro. Se isto lhe interessa, estude muito, aprenda e viva. Tenha atitudes e seja um exemplo.

Cursinhos de liderança não farão nada por você. Em lugar de pagar a quem não sabe fazer outra coisa senão iludir pessoas e tomar seu dinheiro, vá a um show de mágica. O efeito é o mesmo, porém bem mais divertido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil