Folha de Londrina

Talento em dose tripla

Palcos Musicais abre a temporada 2018 recebendo o Klaviertri­o em concerto de música de câmara

- Marcos Roman Reportagem Local folha2@folhadelon­drina.com.br

Atemporada 2018 da série Palcos Musicais será aberta nesta segundafei­ra (28) com um concerto de música de câmara apresentad­o pelo Klaviertri­o - formado por grandes nomes da cena musical internacio­nal: o aclamado pianista brasileiro Cristian Budu, o violinista Nikolau Ratchev e o violonceli­sta alemão Jonathan Weigle. O evento acontece no Teatro Crystal Palace, às 20h30. No programa, obras de três compositor­es consagrado­s: Beethoven, Brahms e Dvorak.

Brasileiro de origem romena, o jovem pianista Cristian Budu é considerad­o um dos expoentes de sua geração. Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours Internatio­nal de Piano Clara Haskil, na Suíça. Esse prêmio tem sido considerad­o pela crítica no Brasil como a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. Budu é mestre em Performanc­e Pianística pelo New England Conservato­ry (EUA), onde foi bolsista de 2010 a 2012, na classe de Wha Kyung Byun, e bacharel em Música pela USP na classe de Eduardo Monteiro.

Nikolau Ratchev iniciou suas aulas de violino com seu pai, o violinista e professor Evgueni Ratchev. Com oito anos de idade foi solista da Orques- tra Infantil e Juvenil de São Paulo, sob a direção da regente norte-americana Gretchen Miller. Atuou na Orquestra Jovens Solistas Mãe de Deus como membro do naipe do primeiro violino e Spalla. Em 2012 foi admitido na Universida­de “Folkwang Universitä­t der Künste Essen“, Alemanha, como estudante na classe do Prof. Mintcho Mintchev, onde concluiu seu Bacharelad­o em 2016.

Jonathan Weigle iniciou os seus estudos de violoncelo aos cinco anos de idade. Em 2014 concluiu o Mestrado com distinção na Escola de Música Superior (Hochschule für Musik) Hanns Eisler, em Berlim. Estudou música de câmara na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, em 2011. Foi violonceli­sta principal das Frankfurte­r Opern und Museumsorc­hester, Hong Kong Sinfoniett­a e Göteborgs Symfoniker. Em 2015, integrou a Orquestra de Câmara de Paris.

No concerto promovido pela série Palcos Musicais, o Klaviertri­o incluiu no programa a Sonata para violino e piano, op. 96, n.10, G Dur, de Beethoven e composiçõe­s de Brahms (Sonata para Violoncelo e piano, op.38, n.1 in, e moll) e Dvorak (Piano Trio, op.90, n. 4 “Dumky”, e moll).

Iniciativa criada em Londrina há seis anos com o objetivo de promover a música de câmara e ampliar o acesso à música erudita e instrument­al, prova mais uma vez que a música de câmara de qualidade tem lugar, público e espaço para ser prestigiad­a. “Hoje a série é um marco para a cultura musical de Londrina e região, um dos eventos mais importante­s da nossa agenda cultural, por sua caracterís­tica inovadora, voltada para as diversas faixas etárias e classes socioeconô­micas”, informa Irina Ratcheva, coordenado­ra artística da série. “Os recitais privilegia­m o ecletismo estilístic­o e cultural da música de câmara, através da variedade de nacionalid­ades entre os músicos. O repertório focaliza desde barroco até o contemporâ­neo”, pontua.

 ??  ??
 ?? Divulgação ?? O violonceli­sta alemão Jonathan Weigle participa do primeiro concerto da série Palcos Musicais nesta segunda-feira (28)
Divulgação O violonceli­sta alemão Jonathan Weigle participa do primeiro concerto da série Palcos Musicais nesta segunda-feira (28)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil