Folha de Londrina

Liminar determina liberação do pool de combustíve­is em Londrina

Decisão judicial autoriza “uso da força policial, se necessário”; postos devem começar a ser reabasteci­dos a partir desta terça-feira

- Rafael Fantin Editor On-line

A9ª Vara Cível de Londrina concedeu na noite desta segunda-feira (28) liminar ao Sindicombu­stíveis que garante o “livre carregamen­to e transporte” no pool de combustíve­is de Londrina. Assim, os postos da cidade devem começar a ser reabasteci­dos a partir desta terça-feira (29).

Além disso, o juiz Aurênio José Arantes de Moura também autorizou o “uso de força policial, se necessário, para garantir o transporte do combustíve­l armazenado” até aos postos filiados ao sindicato que representa os estabeleci­mentos do varejo.

Na decisão, a Justiça ainda determinou que em caso de atos de “turbação” ou “esbulho”, ou seja tumultos que impeçam os meios para o transporte das cargas, a multa por descumprim­ento da ordem judicial foi arbitrada em R$ 10 mil para cada indivíduo envolvido na ação.

O juiz argumenta que que o bloqueio nas imediações do pool de combustíve­is de Londrina “prejudica não somente os seus filiados, que não dispõem de produto para comerciali­zação, mas a população como um todo, ante o comprometi­mento dos serviços mais básicos.” O magistrado também lembra que na semana passada a Kurica teve liminar concedida ao seu favor para abastecime­nto dos caminhões para realização do serviço de coleta de lixo em Londrina.

‘PARALISAÇíO LEGÍTIMA’

Na avaliação do juiz, a paralisaçã­o pode ser “considerad­a legítima”, desde que “que voluntária e que não viole o direito dos proprietár­ios de carga, de locomoção das outras pessoas, nem restrinja a livre escolha em aderir” o movimento grevista. “É fato notório que existe uma barreira física ao livre acesso ao reservatór­io local de combustíve­is”, constatou na decisão.

Procurado pela FOLHA na noite desta segunda (28) para comentar o acordo do governo estadual e a liminar judicial que garante o reabasteci­mento nos postos de combustíve­l de Londrina, o presidente do sindicato dos caminhonei­ros autônomos de Londrina e região, Carlos Roberto Dellarosa, afirmou que as informaçõe­s permanecia­m desencontr­adas e que não havia nenhuma decisão firmada da categoria sobre o fim da liberação do pool de combustíve­is na cidade ou mesmo da greve.

Além de Curitiba, Guarapuava e Maringá também tiveram decisões judiciais favoráveis nesta segunda-feira (28) para liberação dos reservatór­ios para a retomada do abastecime­nto no Paraná.

Em nota, o Sindicombu­stíveis reforça o pedido de calma à população. A orientação é para que abasteça somente o que irá utilizar nos próximos dias, uma vez que o abastecime­nto tende a se normalizar. Quanto mais tranquilo for o processo de retomada, em menos tempo a situação estará normalizad­a, segundo o sindicato dos donos de postos. A reposição dos estoques no Estado começou na tarde desta segunda-feira em Curitiba. A entidade salienta a importânci­a de não terem ocorrido incidentes de violência na saída dos caminhões-tanque do centro de distribuiç­ão.

Multa por descumprim­ento da ordem judicial foi arbitrada em R$ 10 mil para cada indivíduo envolvido na ação

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil