Folha de Londrina

Nobel de Literatura de 2019 pode ser adiado

- Folhapress

O Prêmio Nobel de Literatura, cuja edição deste ano já havia sido cancelada, após uma série de denúncias de assédio sexual e suspeitas de corrupção, agora pode não ser concedido nem em 2019.

A crise na Academia Sueca é resultado de uma série de denúncias de assédio contra o marido de uma acadêmica, supostamen­te acobertado pela instituiçã­o que concede o prêmio.

Como resultado, diversos membros deixaram a academia - e acabou se decidindo que, no ano que vem, seriam concedidos os troféus de 2018 e 2019.

Agora, Lars Heikensten, presidente da Fundação Nobel, que administra os fundos para todas as categorias do prêmio, disse à rádio sueca Sveriges que a entrega da honraria no ano que vem não está garantida.

“O Nobel vai ser concedido quando a Academia Sueca recuperar a confiança do público, o que quer dizer que 2019 não é um prazo”, afirmou.

Heikensten também sugeriu que todos os dez membros restantes na Academia deveriam renunciar: “Acho que todos eles precisam pensar se são bons para a Academia Sueca e para o Nobel e se serão bons para a academia no futuro. Ou se não é melhor cair fora”.

Heikensten afirmou, contudo, que se os acadêmicos não conseguire­m resolver seus problemas, a fundação pode apontar outra instituiçã­o para ser responsáve­l pelo prêmio daqui em diante. “Há muitas instituiçõ­es dispostas”, disse.

Presidente da Fundação Nobel diz que a entrega da honraria no ano que vem não está garantida”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil