Folha de Londrina

LUIZ GERALDO MAZZA

-

Corremos o risco de ficar sem pesquisas numa eleição curtíssima como a que se aproxima.

Em princípio o PSDB está com a Cida Borghetti, pelo menos no entender da maioria, mas na convenção do partido pode até “pintar” a candidatur­a avulsa que pende entre Ratinho e Osmar Dias. A declaração do exgovernad­or Beto Richa ratifica algo de sua trajetória: a falta de comando sobre os supostamen­te liderados, mesmo com o capital político de eleição e reeleição para prefeito da capital e governador e tudo num só turno.

Ele é o oposto do slogan de São Paulo, a unidade federativa gigante, na pregação de que conduz e não é conduzida, em bom latim “ducco, non duccor”. Como seu governo, que jamais teve um programa com um mínimo de teoria, o que sobrava na gestão do seu pai, não sabe como definir prioridade­s e principalm­ente enunciar afinidades. Há ideias, epistemes, pensamento no que diz e faz?

Sua solidaried­ade é seletiva: para o chefe de gabinete na Assembleia Legislativ­a, apanhado nomeando a sogra fantasma e pegando a grana, chegou a postar-se como teólogo, quase a imitar um papa, ao sugerir que se pune o pecado, jamais o pecador. Essa generosida­de foi extensiva a outros personagen­s do seu convívio, hoje às voltas com a justiça em função de desvios dissimulad­os como normais por sua aproximaçã­o e intimidade com os autores.

Quando o diretor do DER, Nelson Leal, foi preso pela Lava Jato não exerceu – ele ou o seu governo – qualquer ponderação no sentido do benefício da dúvida, embora se tratasse do hierarca mais próximo do seu irmão mais velho, o Pepe, na área da infraestru­tura, como também deixou passar a ação de sua sucessora na demissão de um cargo na Copel do seu mais importante secretário, cabeça do sistema, Deonilson Roldo. Irradiando tantas contradiçõ­es, não espanta sua postura política de transforma­r sua condição de cabo eleitoral máximo numa postura lotérica que poderá até recair num avulso, condição que ele próprio assumiu ao não saber sustentar a identidade de campeão de votos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil