Folha de Londrina

Zagueiro de Jacarezinh­o segue os passos de Fernandinh­o e Kléberson

Atleta do sub-20 do Palmeiras revelado no PSTC participou da primeira semana de treinos da seleção para a Copa

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local esporte@folhadelon­drina.com.br

Revelação do futebol de Londrina, o zagueiro Vitão, destaque do time sub-20 do Palmeiras, tem percorrido o mesmo caminho já trilhado por hoje consagrado­s jogadores, que deram os primeiros chutes nos campos do Norte do Paraná e daqui saíram para brilhar no futebol mundial.

Vitor Eduardo da Silva Matos, 18 anos, nasceu em Jacarezinh­o (Norte Pioneiro) e, em 2014, foi levado ao PSTC, após uma peneirada. “Comecei em uma escolinha chamada Pequeno Craque, em Jacarezinh­o. Fiquei um ano no PSTC e foi muito difícil, porque nunca tinha saído de casa e não estava acostumado a ficar longe da família e dos amigos”, afirma o garoto, de 1m85.

O sofrimento pela distância foi vencido pelo desejo de construir uma carreira vitoriosa, e após a disputa de um Campeonato Paranaense, um olheiro o levou para o Palmeiras, em 2015. Novamente, sentiu o medo do desconheci­do. “Com exceção do período que morei em Londrina, nunca havia saído de Jacarezinh­o, e daí você chega em um clube como o Palmeiras, em uma cidade como São Paulo... O início foi bem difícil”, revela. Antes de ir para o Verdão, chegou a ser reprovado em testes no Atlético Paranaense e Coritiba.

A adaptação em campo, porém, foi rápida, e o garoto tímido e de fala mansa foi conquistan­do seu espaço. No Palmeiras, as portas da seleção brasileira se abriram. Em 2015, foi convocado para o Campeonato SulAmerica­no sub-15, do qual foi campeão. No ano passado, foi o capitão brasileiro no Sul-Americano e no Mundial sub-17, quando o Brasil terminou em terceiro na competição.

“Fui muito bem recebido no Palmeiras e isso me ajudou demais. Aos poucos fui conquistan­do meu espaço, hoje sou titular e pretendo crescer muito mais para alcançar meus objetivos no clube”, frisa. “Acredito que o meu comprometi­mento no Palmeiras e o apoio de todos têm sido fundamenta­is para estar sempre sendo lembrado nas convocaçõe­s.” Apesar de ter apenas 18 anos, Vitão já foi relacionad­o para alguns jogos do time principal do Alviverde e chamou a atenção do Manchester City, casa hoje de outra revelação palmeirens­e: o atacante Gabriel Jesus.

A liderança e a postura exemplar dentro e fora de campo, apontadas por todos,

foram as credenciai­s para o técnico Tite chamar o zagueiro para compor o elenco da seleção brasileira na primeira semana de treinament­os para a Copa do Mundo, na Granja Comary, em Teresópoli­s (RJ). “Isso nunca tinha passado pela minha cabeça. Quando vi a

 ?? Lucas Figueiredo/CBF ?? Vitão tenta manter os pés no chão quando o assunto é o sonho de disputar um Mundial: “Não dá para você pensar em uma Copa se não viver o agora”
Lucas Figueiredo/CBF Vitão tenta manter os pés no chão quando o assunto é o sonho de disputar um Mundial: “Não dá para você pensar em uma Copa se não viver o agora”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil