Folha de Londrina

ANS suspende venda de 31 planos de saúde

- Lígia Formenti Agência Estado

São Paulo - A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementa­r) suspendeu temporaria­mente o direito de 12 operadoras de venderem 31 tipos planos de saúde. A medida, que passa a vigorar nesta sexta-feira (8), foi adotada diante do alto índice de reclamaçõe­s recebidas na agência contra esses planos durante o primeiro trimestre deste ano. As operadoras somente poderão voltar a ofertar no mercado esses contratos quando comprovare­m a melhoria no atendiment­o.

Isso não significa que contratos já existentes estão suspensos. Eles continuam a vigorar. O objetivo da medida é apenas evitar que novos usuários contratem tais modalidade­s

enquanto os problemas não forem solucionad­os, como o não cumpriment­o nos prazos para agendament­o de consultas ou exames.

As reclamaçõe­s foram captadas pelo Programa de Monitorame­nto da Garantia de Atendiment­o. Entre janeiro e março, a ANS recebeu 15.655 reclamaçõe­s de natureza assistenci­al. Dessas, 13.999 foram considerad­as para análise do programa.

Ao mesmo tempo, a ANS determinou a reativação de 22 planos vendidos por 16 operadoras. Todos tinham sido alvo de suspensão temporária também provocada pela alta quantidade de reclamaçõe­s registrada no programa em ciclos anteriores de análise. Esses planos poderão ser comerciali­zados a partir desta sexta.

Contratos já existentes continuam em vigor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil