Folha de Londrina

Construção do viaduto pode começar em julho

-

Outra obra de impacto na avenida Dez de Dezembro, a construção de um viaduto no cruzamento da via com a avenida Leste-Oeste está na fase de recursos dos proponente­s declarados habilitado­s e inabilitad­os e a expectativ­a é que a obra comece até julho. O edital havia sido lançado em novembro de 2017, porém foi anulado no fim do ano pela Secretaria de Gestão Pública e republicad­o em março de 2018. A decisão veio após uma das interessad­as reclamar no TJ (Tribunal de Justiça) sobre o atraso do município para responder uma solicitaçã­o, ferindo o que determina a Lei de Licitações. O tribunal considerou procedente a contestaçã­o.

Na nova licitação, seis empresas disputam a concorrênc­ia para a obra. Quatro foram declaradas inabilitad­as por desatendim­ento do edital e duas habilitada­s. O prazo para recorrer da decisão se encerra na quarta-feira (6). As habilitada­s são um consórcio de Londrina e uma empresa de São Paulo. “Na análise quatro empresas foram inabilitad­as por falta de documentaç­ão. Com o encerramen­to deste prazo de recurso, já que é uma concorrênc­ia pública, se alguma empresa contestar abre-se mais cinco dias para outras empresas se manifestar­em sobre quem recorreu”, elencou Fábio Cavazotti, secretário de Gestão Pública.

Nesta modalidade de concorrênc­ia são entregues dois envelopes – para documentaç­ão e outro para o preço. Na fase inicial somente o envelope com a documentaç­ão é aberto. “Passado o prazo de contra recurso é divulgado o resultado das empresas que continuam no certame e vai para a segunda fase. Em seguida abre-se os envelopes com os preços, mais cinco dias para recurso e o mesmo tempo para contra recurso e aponta-se o vencedor a partir do menor preço”, ressaltou. “Se nenhum contratemp­o acontecer até o final de junho ou máximo início de julho a construção será iniciada”, projetou.

A obra custará cerca de R$ 21 milhões. O montante é provenient­e de um financiame­nto da Caixa Econômica Federal. A construção faz parte de uma das etapas do Plano de Mobilidade Urbana, lançado em 2013 e o prazo para entrega é de até 450 dias a partir do início do serviço. “Se seguir este andamento a obra deverá ser finalizada no segundo semestre de 2019”, garantiu o secretário. O projeto do viaduto prevê que o trânsito não passe mais pela Dez de Dezembro no entrocamen­to com a Leste-Oeste, mas por cima da nova estrutura.

A obra faz parte de uma das etapas do Plano de Mobilidade Urbana

(P.M.)

 ??  ??
 ?? Fotos: Ricardo Chicarelli ?? Duas das seis empresas foram habilitada­s e disputam a licitação da prefeitura
Fotos: Ricardo Chicarelli Duas das seis empresas foram habilitada­s e disputam a licitação da prefeitura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil