Folha de Londrina

Os monumentos de Londrina

-

“Aqui é ponto central do traçado urbano de Londrina”, aponta uma placa no Centro de Londrina. Por ela passa todo tipo de pessoa e poucos leem. Londrina possui 63

distribuíd­os em vários locais para contar sua história. Placas, bustos, painéis e esculturas simbolizam a cidade e registram a memória.

No site do Siglon (Sistema de Informação Geográfica de Londrina), o registro de instalação simbólica mais antigo é o da Estátua Deus Mercúrio, localizada em frente ao Palácio do Comércio, onde está localizada a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).

No ano seguinte à instalação de Mercúrio, em 1943, um novo monumento marcou a cidade: o mastro da

que representa o altar da pátria. Já a arte de Henrique de Aragão, O Passageiro, é uma das obras mais imponentes. Produzida em concreto e aço inox, seus 15 metros de altura chamam atenção dos que passam pela rotatória entre as avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste.

Conhecer e identifica­rse. Cada espaço possui sua memória entrelaçad­a à história de seus habitantes. “Os monumentos de todas as cidades são referência­s de memória, história, de valor, são referencia­is até do desenvolvi­mento. Para Londrina, que é uma cidade que está com um pouco mais de 80 anos, é importante que a gente passe a olhar para esses espaços e desenvolve­r políticas públicas de valorizaçã­o”, destaca secretário Municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro.

monumentos praça Marechal Floriano Peixoto,

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil