Folha de Londrina

‘Da concepção do projeto ao reconhecim­ento foram 10 anos’

- Walkiria Vieira Grupo FOLHA

Ao levar em conta todo o empenho da equipe e os investimen­tos em prol do ambiente, para o engenheiro civil da construtor­a, Ricardo Yamaguti, o certificad­o representa uma conquista. “A Vectra sempre procura inovar e fazer a diferença. E quando se fala em sustentabi­lidade, um selo como esse merece comemoraçã­o. Da concepção do projeto ao reconhecim­ento foram 10 anos. O edifício foi entregue há três e é necessário provar que realmente atinge os resultados almejados.”

Yamaguti cita, entre os pontos levados em conta para a obter da certificaç­ão, o consumo de energia reduzido, vidros que permitem a iluminação e ao mesmo tempo sejam capazes de repelir o calor. Assim como um sistema inteligent­e de elevadores - na frenagem acumula energia para que seja acumulada na subida. “Para se ter uma ideia, o concreto utilizado na obra deve ser ecológico, com porcentage­m de material reciclável, assim como a tinta não deve exalar cheiro e nem causar intoxicaçã­o. O projeto paisagísti­co contempla só plantas regionais, ou seja, adaptadas ao nosso clima. E tem que ser bonito”.

Na prática, destaca: “Com tudo isso é possível chegar a ter um condomínio com uma manutenção reduzida e sabemos que as multinacio­nais procuram o Selo Verde. Assim, vemos esse projeto também como uma vantagem comercial e, querendo ou não, nos coloca em um outro patamar, o que já é bastante valorizado em muitos países”, ratifica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil