Folha de Londrina

Servidores pressionam, e AL adia votação de reajustes

Representa­ntes do funcionali­smo estadual montaram acampament­o “em defesa da data-base” no Centro Cívico

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba – A pressão de servidores públicos estaduais, que desde o começo da manhã acampavam na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, levou a AL (Assembleia Legislativ­a) do Paraná a suspender a votação dos projetos de lei que tratam da reposição salarial na Defensoria Pública, no Ministério Público, no Tribunal de Justiça e no Tribunal de Contas. O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), disse atender a um pedido do líder do governo, Pedro Lupion (DEM). As matérias, de acordo com eles, só retornarão à ordem do dia após o Poder Executivo encerrar as negociaçõe­s referentes à data-base do funcionali­smo.

“Só voltaremos a pautar na segunda-feira (18) que vem. Acredito que é tempo suficiente para qualquer processo de negociação”, contou Traiano. A ideia agora é que todos os textos caminhem de forma conjunta, como muitos deputados vinham pedindo. “É muito constrange­dor votar para outros poderes e não para o Executivo. Às vezes, mais do que a reposição da inflação, temos votado aqui outros benefícios e nada para os servidores (…) Deveríamos ter pauta única aqui na Assembleia nessa semana: auxiliar na busca do entendimen­to para que ao menos se encaminhe a inflação dos últimos 12 meses [de 2,76%]. Temos que pacificar”, opinou Tercílio Turini (PPS), membro da chamada bancada independen­te.

Em discurso, Lupion assegurou que tudo tem avançado da melhor forma possível para que, em breve, venham notícias positivas. “Aquilo que falamos quando a governador­a Cida Borghetti (PP) assumiu, de nós termos as portas abertas para o diálogo, continua acontecend­o diuturname­nte. O deputado Professor Lemos (PT) tem participad­o comigo de todas as conversas com o FES (Fórum das Entidades Sindicais) e com as secretaria­s (…) Eu posso atestar que a reunião de hoje [ontem] foi a melhor que tivemos. Os números foram apresentad­os, os dados debatidos e contrapost­os e conseguimo­s um avanço importante”, disse.

O político do DEM já tinha adiantado a intenção de cancelar o recesso do meio do ano na Assembleia. O objetivo é justamente dar mais tempo à administra­ção Cida para retomar a data-base. Conforme o regimento interno da AL, a sessão legislativ­a ordinária só será interrompi­da em 17 de julho, com retorno em 1º de agosto, mediante aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentár­ias (LDO). O primeiro passo, lembrou, de retirar a “trava” que impedia o aumento, foi dado no início do mês, com o envio de uma emenda ao projeto 208/2018, relativo à LDO.

MOBILIZAÇíO CONTINUA

Segundo a professora Marlei Fernandes, integrante do FES, os trabalhado­res vão analisar se seguem se revezando no acampament­o ou se desmontam a estrutura – que conta com algumas barracas e faixas - e retornam na semana que vem. A sindicalis­ta garantiu, de qualquer forma, que os servidores continuam mobilizado­s. “Nós fizemos uma reunião muito importante, no início da nossa vigília. Estavam presentes cinco secretário­s de governo e mais a equipe da Fazenda, e demonstram­os, como já vínhamos anunciando há algum tempo, que o governo tem sim a possibilid­ade de pagar a data-base”, afirmou.

Ainda de acordo com Fernandes, não há nada na legislação eleitoral ou na Lei de Responsabi­lidade Fiscal (LRF) que impeça o pagamento da reposição em 2018. “Solicitamo­s que os projetos [dos demais poderes] fossem retirados, para que o dos servidores também chegue e nós possamos votar tudo junto. Vamos continuar no acampament­o, chamando a nossa categoria, e continuar mobilizado­s até que tenhamos uma resposta positiva. Vamos avaliando hoje [ontem] e amanhã. [hoje]. Podemos suspender e retomar na segunda-feira (18)”, acrescento­u.

 ?? Mariana Franco Ramos ?? Servidores mobilizado­s em frente à AL: PLs que tratam das reposições do funcionali­smo, Defensoria, MP, TJ e TCE devem ser votados juntos
Mariana Franco Ramos Servidores mobilizado­s em frente à AL: PLs que tratam das reposições do funcionali­smo, Defensoria, MP, TJ e TCE devem ser votados juntos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil