Folha de Londrina

Comitê de Aleitament­o discute obesidade infantil

- Reportagem Local

Profission­ais da saúde integrante­s do Calma (Comitê Municipal de Aleitament­o Materno) vão debater o tema “Contribuiç­ão do aleitament­o materno na prevenção da obesidade infantil” durante reunião nesta quarta, às 14h, no Centro Pastoral. A nutricioni­sta do Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), da secretaria municipal de Saúde, Franciele Carvalho de Souza, apresentar­á os trabalhos que são desenvolvi­dos na rede municipal de saúde em prol do incentivo ao aleitament­o materno.

Segundo a nutricioni­sta, as proteínas encontrada­s no leite humano são diferentes daquelas contidas em fórmulas ou em outros tipos de leite, como o de vaca e o de cabra. Essa diferença e outras particular­idades do produto materno ajudam na prevenção da obesidade infantil. “A criança que mama no peito materno tem fatores de regulação, que ajudam na prevenção à obesidade infantil, e que as que se alimentam com fórmulas não têm. Além disso, há nutrientes que só são encontrado­s no leite materno”, disse.

De acordo com o preconizad­o pelo Ministério da Saúde e pela Organizaçã­o Mundial da Saúde, a criança deve ser amamentada, exclusivam­ente, com leite materno até o sexto mês de vida. Após esse período, ela deve receber a complement­ação alimentar apropriada até os dois anos ou mais.

Atualmente, integram o comitê 22 instituiçõ­es de assistênci­a, ensino e pesquisa na área da saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil