Folha de Londrina

LEITURINHA

“Anansi – O Velho Sábio”, narrativa do contador de histórias africano Kaleki, retrata a origem das lendas no mundo

- Marcos Losnak Especial para a Folha2

A origem das lendas no mundo é retratada pelo contador de histórias Kaleki.

Segundo as tradições dos axântis, no passado longínquo ninguém tinha histórias para contar. Todas as histórias do mundo estavam no céu, trancadas dentro de um baú de madeira. Guardando o baú estava o poderoso deus Nyame, que não desejava que os humanos perdessem tempo com histórias.

A vida na terra era um tédio só. Cansada do marasmo, a velha aranha Kwaku Anansi certo dia resolve pedir que Nyame libere as histórias do baú. O deus resolve liberar as histórias com uma condição. Anansi precisa capturar quatro criaturas assustador­as e inatingíve­is: Onini, uma serpente venenosa; Osebo, um feroz leopardo; um exame de zangões selvagens; e Moatia, uma fada que não pode ser vista.

Essa lenda africana é narrada pelo griô Kaleki em “Anansi – O Velho Sábio”, obra infantil publicada pela editora Companhia das Letras com ilustraçõe­s de JeanClaude Gotting. Os griôs são contadores de histórias da tradição oral africana responsáve­is pela propagação do conhecimen­to ancestral. São considerad­os guardiões da memória.

Para conseguir dar conta do desafio, Anansi traça uma estratégia baseada na sagacidade. Criando armadilhas, utiliza sua teia para envolver e imobilizar as criaturas assustador­as e inatingíve­is. Se os homens quiserem contar histórias, precisam confiar que a aranha vencerá as quatro provas.

Em sua jornada, Anansi precisa pensar com astúcia levando em conta as caracterís­ticas de cada criatura, seja animal ou ser fantástico. Também precisa ouvir o outro, em especial as mulheres que possuem sabedoria e espírito prático.

A etnia axânti vive em Gana, pequeno país africano situado entre a Costa do Marfim e o Togo. Seus contos e lendas não são fixados em livros, são propagados por meio das narrativas orais dos anciões.

 ?? Fotos: Reprodução ??
Fotos: Reprodução
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil