Folha de Londrina

Brasil perde a bailarina do tênis

-

Morreu na sexta-feira (8), aos 78 anos, a ex-tenista Maria Esther Bueno, um dos maiores ícones do esporte brasileiro em todos os tempos. A “Bailarina”, como ficou conhecida, por causa de sua elegância no estilo de jogar, foi a número 1 do mundo por quatro temporadas - 1959, 1960, 1964 e 1966. A ex-tenista sofria de câncer na boca e estava internada no hospital Nove de Julho, em São Paulo, desde maio.

Ela conquistou 19 títulos de Grand Slam, dos quais sete de simples e 12 em duplas. Maria Esther Bueno teve seu nome incluído no Hall da Fama do Tênis em 1978, mesmo ano em que uma estátua de cera no famoso museu londrino Madame Tussaud foi feita em sua homenagem. Por vários anos foi convidada especial em torneios do Grand Slam. Ao todo, foram 589 títulos internacio­nais. Foi eleita a melhor tenista do século 20 da América Latina.

Seu nome está no Livro dos Recordes: a final do US Open de 1964, contra a norte-americana Carole Caldwell Graebner, Maria Es- ther Bueno venceu em apenas 19 minutos.

Paulistana, começou a jogar no Clube Tietê aos 11 anos de idade, em 1950, onde existe uma estátua em sua homenagem. Seu pai queria que ela estudasse balé, mas Maria Esther Bueno chegou a disputar algumas provas de natação nos 50 metros livre com sucesso, mas sua paixão sempre fora o tênis.

Maria Esther Bueno morreu inconforma­da com o fato de o Brasil não conseguir formar uma grande jogadora no circuito mundial. “Não é possível que no Brasil, com tanta gente jogando, não exista, pelo menos, uma boa para aparecer. Outra Maria Esther Bueno? Seria um erro comparar, pois cada um é cada um e eu sempre me esforcei 200%.”

● Quatro principais torneios de tênis do mundo: abertos da Austrália e dos Estados Unidos (US Open) e torneios de Roland Garros, na França, e de Wimbledon, na Inglaterra

● Atualmente, a brasileira melhor colocada no ranking da WTA (Associação de Tênis Feminino) é Beatriz Haddad Maia, apenas na 102ª posição

 ?? Arquivo Estadão Conteúdo ??
Arquivo Estadão Conteúdo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil