Folha de Londrina

REABERTURA

Após ser reequipado, Cine Teatro Padre José Zanelli volta a exibir filmes em Ibiporã

- Marcos Roman Reportagem Local

Após ser reequipado, Cine Teatro Padre José Zanelli volta a exibir filmes em Ibiporã hoje, às 20 horas. Estreia terá “Jurassic World – Reino Ameaçado”

Aestreia mundial de “Jurassic World - Reino Ameaçado” deve atrair milhões de espectador­es a salas de cinema em todo o planeta. Em Ibiporã, a exibição do filme marcará uma celebração histórica para a comunidade local. Após um hiato de quase três anos, o Cine Teatro Padre José Zanelli, localizado no centro da cidade, volta a receber o público diariament­e e agora totalmente reequipado com tecnologia moderna que inclui sistema de som digital Dolby Stereo e projeções no formato 3D.

A reabertura do cinema acontece nesta quinta-feira (14), às 20 horas. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira. Para explicar os motivos de o cinema ter ficado sem filmes por dois anos, por questões legais e administra­tivas, e apresentar o novo modelo de gestão compartilh­ada com a Apasi (entidade que atua com surdos na cidade e que fará a administra­ção do espaço), estiveram presentes o prefeito João Coloniezi, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adelio, a coordenado­ra da Apasi, Ivete Semprebom, e o operador do cinema de Ibiporã Antônio Moya, que atua nesta função desde 1988.

Moya destacou que no filme de estreia os espectador­es terão a oportunida­de de conhecer os recursos possibilit­ados pelos novos equipament­os instalados no cinema, como a nova tecnologia 3D, com som digital Dolby Stereo. “Não perdemos em nada para as melhores salas do Brasil. O equipament­o que temos aqui é dos mais modernos do mundo”, assegurou.

Uma das franquias mais populares e bem sucedidas da história do cinema, Jurassic World - Reino Ameaçado, retorna com Owen e Claire na ilha Nublar para salvar os dinossauro­s restantes de um vulcão que está prestes a entrar em erupção. Eles encontram novas e aterroriza­ntes raças de espetacula­res dinossauro­s ao descobrir uma conspiraçã­o que ameaça todo o planeta, trazendo muitas aventuras para o público.

O prefeito João Coloniezi e o secretário Agnaldo Adélio reforçaram a importânci­a que o cinema tem para a população de Ibiporã há várias gerações e que a reabertura deste espaço ao público é uma conquista da administra­ção municipal e também da cidade. “Algo que se reverte em cultura e entretenim­ento para a população a um preço acessível, sem que as pessoas tenham que se deslocar até Londrina para assistir a um filme”, disse o prefeito.

O cinema terá sessões de segunda-feira a domingo, sempre às 20 horas, com exceção dos sábados, quando haverá exibições às 14h30 e às 20 horas. Os ingressos terão preço único no valor de R$ 10. As informaçõe­s sobre ingressos e sessões estão disponívei­s no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (culturaetu­rismo.ibipora. pr.gov.br) e em www.facebook.com/fundacaocu­lturaldeib­ipora.

TRADIÇÃO

A retomada das sessões de cinema no Cine Teatro Padre José Zanelli, que estava sem exibições cinematogr­áficas desde novembro de 2015, retoma uma tradição de Ibiporã. Já no início da década de 1940, a cidade ganhou seu primeiro cinema, o Cine Rex: uma sala de madeira, localizada na antiga Avenida Sertanópol­is (hoje Avenida André Sert), esquina com a Rua Getúlio Vargas, onde as pessoas assistiam a filmes uma vez por semana.

Seis anos mais tarde, em 1946, foi inaugurado o Cine Radar na Avenida Santos Dumont (hoje Shopping Terra Bonita), com uma sala maior, que foi palco também de reuniões sociais e políticas, posses de prefeitos, além de projetar filmes americanos, italianos, espanhóis, franceses e onde, exclusivam­ente às quartas-feiras, eram exibidos filmes direcionad­os à comunidade japonesa, a exemplo do que ocorria também em outras cidades onde haviam colônias nipônicas. O Cine Radar exibia também filmes nacionais, atraindo muitos espectador­es, principalm­ente nos de Mazzaropi. Como funcionou em uma época em que não havia muitas atrações na cidade, o Cine Radar marcou uma geração, até ser fechado em 1986.

TALENTOS

Inaugurado em 13 de agosto de 1998, o Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli foi batizado pelo prefeito da época, Daniel Pelisson, com o nome do padre italiano que, na década de 1950, apresentav­a filmes e peças de teatro escritas e dirigidas por ele, com projeções em um barracão de madeira ao lado da atual Igreja Matriz (o Salão Pio XII). Ele exibia matinês para as crianças aos domingos, logo após a catequese. José Zanelli é reconhecid­o por ter revelado muitos talentos e motivado o nascimento de uma cultura artística que move Ibiporã até hoje.

Atualmente o cine teatro é palco de inúmeras apresentaç­ões e também é o local do cinema de Ibiporã. Sua primeira exibição foi “Dirty Dancing”, em 1988. Prestes a completar três décadas de história, o espaço representa para a cidade e região um importante incentivo para a disseminaç­ão da cultura.

 ?? Thainara Fernandes-SMCT/Divulgação ?? O anúncio da reabertura foi feito em coletiva de imprensa nesta semana: tecnologia moderna com projeções em 3D
Thainara Fernandes-SMCT/Divulgação O anúncio da reabertura foi feito em coletiva de imprensa nesta semana: tecnologia moderna com projeções em 3D
 ?? Divulgação ?? A estreia mundial de “Jurassic World - Reino Ameaçado” marca a volta do cinema de Ibiporã
Divulgação A estreia mundial de “Jurassic World - Reino Ameaçado” marca a volta do cinema de Ibiporã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil