Folha de Londrina

Justiça condena Bibinho a 255 anos de prisão por lavagem de dinheiro

- Reportagem Local

Acatando denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná, o Juízo da 4ª Vara Criminal de Curitiba condenou exdiretor-geral da Assembleia Legislativ­a do Paraná, Abib Miguel, conhecido como Bibinho (atualmente preso em Curitiba), a 255 anos e seis meses de reclusão. Além disso, ele também terá que pagar 1.250 dias-multa (cerca de R$ 1,5 milhão).

Os fatos envolvem 59 atos de lavagem de dinheiro reconhecid­os, ocorridos de 2000 a 2010 e realizados por organizaçã­o criminosa comandada pelo réu. Dos 11 denunciado­s, outros sete foram condenados, dois foram absolvidos e um morreu durante o processo. As penas de todos os réus, somadas, passam de 637 anos.

Os oito condenados também estão proibidos de exercer cargo ou função pública. A sentença decretou ainda o ressarcime­nto dos prejuízos ao erário e a perda de bens do ex-diretor-geral, de suas empresas e de terceiros envolvidos nos fatos. Cabe recurso da decisão.

Entre 1997 e 2014, segundo apurou o Ministério Público, o ex-diretor comandou um esquema de desvio de dinheiro da Assembleia. Cerca de R$ 260 milhões, em valores atualizado­s, foram desviados com a utilização de 97 “fantasmas”. O ex-diretor-geral, além de outros diretores já condenados, teria pago para que algumas pessoas cedessem seus nomes para figurarem como funcionári­os. A defesa de Bibinho nega as acusações.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil