Folha de Londrina

Saúde realiza vacinação contra gripe no sábado

Objetivo é chamar a atenção de gestantes, puérperas e responsáve­is pelas crianças, que formam os grupos com menor índice de imunização

- Reportagem Local

Todas as 42 unidades básicas de Saúde da zona urbana de Londrina estarão abertas para o “Dia D” da vacinação contra os três vírus mais comuns de gripe Influenza neste sábado (16), das 9h às 15h. Além disso, os profission­ais da saúde farão a atualizaçã­o das carteirinh­as de vacinação das crianças que forem até as unidades de saúde.

A ação visa chamar a atenção de gestantes, mulheres com até 45 dias depois do parto (puérperas) e de responsáve­is por crianças de 6 meses a 4 anos de idade para a vacina da gripe, pois estes são os grupos com menores índices de pessoas imunizadas em Londrina. “Essa é mais uma oportunida­de que estamos dando a todos pertencent­es aos grupos prioritári­os para se imunizarem con- tra a gripe. Esperamos que mais gestantes, puérperas e crianças possam ser vacinadas, visto que a meta era imunizar 90% desses grupos e, até o momento, apenas cerca de 50% comparecer­am às unidades de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Neste sábado, poderão receber a vacina da gripe as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, mulheres em até 45 dias depois do parto (puérperas), profission­ais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionári­os do sistema prisional e professore­s da rede pública e privada.

Em Londrina, a expectativ­a era imunizar 161 mil pessoas, mas segundo os dados preliminar­es divulgados nesta quarta-feira, apenas 124.459 cidadãos se protegeram, o que equivale a 80,79% do público-alvo da campanha.

MULTIVACIN­AÇÃO

Além dessa vacina, os pais e responsáve­is que le- varem as crianças até as unidades básicas poderão atualizar as carteirinh­as de vacinação, verificand­o as doses já tomadas e aquelas que elas podem receber. “A intenção é melhorarmo­s a cobertura vacinal, que é algo extremamen­te importante para a prevenção de doenças. Imunizar é prevenir”, ressaltou o secretário. Para isso, basta que o responsáve­l pela criança tenha em mãos a carteira de vacinação e um documento de identifica­ção.

“A intenção é melhorarmo­s a cobertura vacinal, que é algo extremamen­te importante”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil