Folha de Londrina

Vereadores Roberto Fú e Valdir dos Metalúrgic­os cobram retorno de cobradores em todos os veículos do transporte coletivo de Londrina

- Luís Fernando Wiltemburg Repórter Local

O vereador Roberto Fú (PDT) quer o retorno obrigatóri­o de cobradores em todos os veículos do transporte coletivo de Londrina. Ele e Valdir dos Metalúrgic­os (SD) querem suprimir um artigo de uma lei de 2012 que permite a supressão da categoria, desde que por acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho entre representa­ntes patronais e dos trabalhado­res.

A lei municipal 11.472/2012, de autoria do prefeito Marcelo Belinati (PP) – então vereador –, determina que todos os ônibus tenham, obrigatori­amente, um motorista e um cobrador, no período entre as 5h e 19h, salvo por acordo entre patrões e assalariad­os.

O fim da carreira de cobra- dores em Londrina foi acertado entre as duas categorias, num acordo coletivo que prevê estabilida­de para estes trabalhado­res por três anos, e é uma forma de incentivar a utilização do cartão transporte, que libera a catraca automatica­mente e precisa ser recarregad­o em pontos específico­s.

A proposta de Fú pretende revogar o segundo parágrafo da lei de Belinati, que permitiu o acordo entre as categorias para tirar os cobradores dos ônibus. Segundo o vereador, o projeto de lei foi redigido levando em conta várias reclamaçõe­s de usuários, que temem pela segurança devido ao fato de que os motoristas recebem o dinheiro e dão o troco, normalment­e com o veículo em movimento. “Os motoristas também têm atrasado o itinerário pelo acúmulo de funções”, afirma Fú.

O PL já recebeu parecer favorável da procurador­ia jurídica e também passou pela Comissão de Justiça e Redação, que também atestou a legalidade da proposta. Entretanto, a própria procurador­ia já alerta que pode haver dificuldad­es na aprovação. “Pode ser que as empresas aleguem que vá impactar na tarifa. Mas, quando retiraram os cobradores, não houve redução”, ressalta. A FOLHA procurou o Metrolon (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Londrina) para repercutir a proposta, mas a entidade não quis se manifestar.

 ?? Marcos Zanutto/14-12-2017 ?? O fim da carreira de cobradores em Londrina foi acertado entre as duas categorias, mas ainda gera polêmica entre usuários
Marcos Zanutto/14-12-2017 O fim da carreira de cobradores em Londrina foi acertado entre as duas categorias, mas ainda gera polêmica entre usuários

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil