Folha de Londrina

Na abertura da Copa, Rússia goleia Arábia Saudita em Moscou

Após curta cerimônia, donos da casa fizeram 5 a 0 no primeiro jogo do Mundial

- Das Agências Moscou - esporte@folhadelon­drina.com.br

Aberturas de Copa do Mundo costumam reservar surpresas para os favoritos. A Argentina derrotada por Camarões em 1990 foi um exemplo. Houve também a campeã França, batida por Senegal em 2002. O Brasil contou com a ajuda da arbitragem para virar a partida diante da Croácia em 2014. A Rússia não teve o mesmo problema em 2018. Apenas para ficar em alguns casos.

Em casa, no estádio Lujniki, em Moscou, a equipe goleou por 5 a 0 nesta quinta-feira (14) diante dos olhos do presidente Vladimir Putin. Mais do que isso, controlou a partida contra a Arábia Saudita e teve como único contratemp­o a lesão ainda no primeiro tempo de seu astro, o atacante Dzagoev. Seu substituto, Tcherisev, brilhou e anotou dois gols, que já são candidatos a serem os mais bonitos do Mundial.

Apesar da fragilidad­e dos árabes, a Rússia começou a partida de forma cautelosa. Sem a bola, toda a equipe recuava, menos o atacante Smolov. Era um receio infundado. Quando começou a trocar passes curtos e explorar as laterais do campo, a seleção deu motivos para seus torcedores festejarem. Os zagueiros da Arábia Saudita mal saíam do chão para tentar cortar os cruzamento­s.

Por isso que Gazinsky, com apenas seis jogos pela Rússia, todos em amistosos, fez o gol mais importante do País na competição desde a geração de 1986, quando o elenco liderado pelo goleiro Dasaiev e pelo atacante Blokhin levaram a então União Soviética às oitavas de final na Copa do México. Convocado para o lugar do ex-capitão Glushakov, ele abriu o placar de cabeça aos 11 minutos.

O clima era de relaxament­o porque, quando o intervalo chegou, estava claro pelo placar de 2 a 0 que o confronto estava decidido. A cabeçada certeira do atacante Dzyuba, que entrou no segundo tempo e represento­u o terceiro gol dos donos da casa, foi apenas a confirmaçã­o do que ficou claro desde o primeiro minuto do jogo de abertura da Copa.

A Rússia pode brigar para se classifica­r. A Arábia Saudita não tem a menor ideia de como se defender, ainda mais em bolas aéreas. Só faltava o goleiro AlMayou falhar. Isso aconteceu no quinto gol, em cobrança de falta de Golovin nos acréscimos.

CERIMÔNIA

Antes da partida, o presidente russo Vladimir Putin inaugurou a Copa do Mundo. “Os parabenizo pelo começo do campeonato mais importante do mundo”, disse Putin em russo. “Bem vindos à Copa do Mundo da Fifa aqui na Rússia. O futebol vai conquistar a Rússia e a Rússia conquistar­á o mundo. Desfrutem da maior celebração da terra”, acrescento­u o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A festa de abertura durou apenas 15 minutos e contou com atuação do cantor inglês Robbie Williams. A soprano russa Aida Garifullin­a foi outra atração da festa. O goleiro espanhol Iker Casillas, capitão no título da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul-2010, foi o encarregad­o de carregar o troféu ao gramado do estádio. O brasileiro Ronaldo também participou da abertura, batendo bola com um garoto russo e o mascote da Copa.

 ?? Patrik Stollarz/AFP ?? Russos comemoram um dos gols do massacre no estádio Lujniki
Patrik Stollarz/AFP Russos comemoram um dos gols do massacre no estádio Lujniki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil