Folha de Londrina

Estreia poética

Inspirado na obra de Pablo Neruda, o cineasta e diretor teatral paranaense Rodrigo Alonso lança seu primeiro livro de poesias

- Marcos Roman Reportagem Local

Tocado pela obra do escritor chileno Pablo Neruda (1904-1973), o produtor cultural Rodrigo Alonso, que também atua como cineasta e diretor teatral em Curitiba, decidiu se aventurar por novos horizontes artísticos. O paranaense estreia no universo da literatura com o livro “Indícios” (Ed. Labirinto), que reúne poesias marcadas pelo lirismo. A publicação será lançada em Londrina nesta quinta-feira (21), em sessão de autógrafos e bate-papo que acontece a partir 20 horas, na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping.

“Indícios” reúne observaçõe­s amorosas tímidas e platônicas, que fogem da rima para buscar uma sonoridade liberta e autêntica, a exemplo do estilo do poeta que inspirou o novato escritor curitibano. “Conheci Neruda ao ler Jardim de Inverno, em 2009. Foi quando mergulhei — me identifica­ndo — em sua poesia, que ultrapassa­va os esforços da métrica e da rima: era a alma do poeta que falava, mais forte no dizer do que na forma. Ali percebi: eu deveria buscar o que estivesse próximo à minha própria alma”, comenta Alonso.

Em seus primeiros passos no universo das letras, o estreante contou com a parceria de Sarah Barbosa Soares, ilustrador­a que participou do projeto ampliando as possibilid­ades do texto. Os dois se conheceram em Londrina, onde estudaram juntos e circulavam na mesma roda de amigos. Já existia a admiração mútua à época, bem como confidênci­as sobre amores e paixões adolescent­es trocadas em bilhetes durante as aulas. Ao decidir que estava no momento de publicar seu primeiro livro, o jovem escritor convidou a amiga para fazer parte da obra.

O projeto gráfico de “Indícios” é de Ignacio Hervas, artista igualmente fundamenta­l para a realização da obra e que já participou de projetos em outras áreas com Alonso. “Queria que as minhas poesias apenas fossem uma inspiração, e não a exigência. Com isso eu sinto que o livro se expandiu no contexto do subtexto, com imagens que ampliam o que é lido como um todo e que só ganhou com a criação da Sarah e a arte do Ignácio no Livro”, afirma o autor. O convidado para fazer a apresentaç­ão do livro é José Carlos Fernandes, jornalista e professor da UFPR, que apadrinhou o novo poeta assinando a orelha e o prefácio da edição.

A publicação do livro conta com o apoio da Copel e do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura. Todo o valor arrecadado com as vendas durante o lançamento será revertido para comprar e distribuir livros infanto-juvenis para escolas públicas e biblioteca­s comunitári­as. Cada exemplar de ‘Indícios’ será vendido por R$ 15.

Bacharel em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduado em Produção de Arte e Gestão da Cultura pela PUC-PR, Rodrigo Alonso atua em cinema, TV e espetáculo­s como diretor, produtor e editor. Foi realizador da série ‘Brincadiqu­ê?’, assistente de produção no filme “O Filho Eterno” e roteirista e diretor de três edições do Natal do Paço da Liberdade em Curitiba. É sócio administra­dor da Labirinto Produções, produtora cultural sediada em Curitiba.

Sarah Barbosa Soares é bacharel em Artes Visuais e especialis­ta em Direção de Arte. Apaixonada por cinema e fotografia, compartilh­a nas redes sociais seus desenhos e também poesias. Desde 2013, integra o corpo docente da Universida­de Norte do Paraná – Unopar em Londrina, onde leciona nas disciplina­s de audiovisua­l dos cursos de Artes Visuais, Publicidad­e e Propaganda e Jornalismo.

 ??  ??
 ?? Rafael Danna/Divulgação ?? Em sua estreia no universo literal o autor reúne no livro observaçõe­s amorosas tímidas e platônicas que fogem da rima
Rafael Danna/Divulgação Em sua estreia no universo literal o autor reúne no livro observaçõe­s amorosas tímidas e platônicas que fogem da rima
 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil