Folha de Londrina

Insulto a estrangeir­a causa indignação

- Folhapress

São Paulo - Circula pelas redes sociais um vídeo em que um grupo de brasileiro­s insulta uma mulher estrangeir­a com alusão a cor do seu órgão sexual. A filmagem viralizou neste fim de semana e gerou indignação de internauta­s. Nas imagens gravadas na Rússia, homens com camisas da seleção brasileira cercam uma mulher, que não foi identifica­da, e gritam frases de baixo calão. A mulher, que parece não entender o significad­o do que é dito, sorri e repete a frase, enquanto pula entre os brasileiro­s.

Pelas redes sociais, desde que o caso começou a viralizar, neste sábado (16), internauta­s manifestar­am revolta. “Que vergonha esses vídeos dos brasileiro­s com as mulheres da Rússia. Cadê a justiça?”, escreveu uma usuária do Twitter. “Assisti uma vez e toda vez que o vídeo passa na timeline me dá nojo e vergonha”, disse outro internauta.

Em Moscou, os diplomatas da embaixada brasileira relatam já ter recebido e-mails criticando os autores do vídeo em questão, enquanto nas redes sociais circulam pedidos que aqueles homens sejam punidos e expulsos da Rússia.

Essa ação, no entanto, dependeria de uma queixa formal da vítima, que não foi registrada. Também de acordo com a embaixada brasileira em Moscou, não houve contato do governo russo com o Itamaraty sobre esse episódio. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro não comentou esse incidente específico, mas reiterou que a “imensa maioria dos torcedores brasileiro­s é pacífica e respeitosa”, lembrando que publicou um guia com recomendaç­ões para cidadãos que viajam à Rússia para seguir a Copa.

Na Rússia, não há lei que criminaliz­e o assédio sexual. Nos últimos meses, às vésperas da Copa e depois de um episódio envolvendo um político acusado de assediar jornalista­s, a parlamenta­r Oksana Pushkina vem pressionan­do para criar essa legislação, mas nada saiu do papel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil