Folha de Londrina

Lei que defende usuários de serviços públicos entra em vigor

Dispositiv­o deverá funcionar de forma semelhante ao Código de Defesa do Consumidor

- Simoni Saris Reportagem Local

Alei federal 13.460/17, que estabelece normas básicas para participaç­ão, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos, passou a valer nesta quinta-feira (21) para a União Federal, Estados, capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes. O dispositiv­o deverá funcionar de forma semelhante ao Código de Defesa do Consumidor e a intenção é que colabore para desburocra­tizar e conferir maior transparên­cia aos serviços públicos.

Em cumpriment­o às exigências da nova legislação, a Prefeitura de Londrina disponibil­izou em seu portal o acesso à Carta de Serviços, onde inicialmen­te o cidadão tem acesso a 515 serviços oferecidos pelo município, com endereço, documentaç­ão exigida, horário de funcioname­nto, entre outras informaçõe­s, e um link direto para a Ouvidoria-Geral do Município, que receberá as reclamaçõe­s em caso de insatisfaç­ão com a qualidade do serviço prestado.

“A nova lei vem para fortalecer legislaçõe­s já existentes, como a Lei de Responsabi­lidade Fiscal e a Lei da Transparên­cia, cumprir o que determina a Constituiç­ão Federal em relação à transparên­cia e fechar esse ciclo, ou seja, regulament­a uma série de leis já existentes”, explicou o ouvidor-geral Alexandre Sanches Vicente.

A Ouvidoria, destacou Vicente, será fortalecid­a com a entrada em vigor da lei federal porque, além de funcionar como elo entre a administra­ção municipal e o usuário dos serviços, deverá criar mecanismos de avaliação constante para aprimorar o atendiment­o ao cidadão. “A partir de agora, tudo o que entrar na ouvidoria vai servir para avaliar os serviços públicos. A lei estabelece a questão de metas e resultados da administra­ção pública como ocorre hoje dentro das empresas privadas”, ressaltou o ouvidor.

Nesta quinta-feira, servidores de todos os setores da prefeitura foram convocados para assistirem a uma apresentaç­ão da Carta de Serviços e a capacitaçã­o dos funcionári­os já começou para que eles entendam os princípios básicos da lei e possam atender aos seus requisitos.

Os cidadãos, prometeu o ouvidor, poderão esperar, a partir de agora, maior agilidade e efetividad­e na execução dos serviços públicos. “Vamos trabalhar com o princípio da eficiência, da eficácia, trabalhar com resultados e desburocra­tizar, buscando mecanismos que facilitem a vida do cidadão”, disse Vicente.

O secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, afirma que a Carta de Serviços vem de encontro aos direitos da população à qualidade na prestação dos serviços públicos. “É a meta que a gente tem perseguido e isso traz normativas importante­s. Acho altamente convenient­e essa edição da carta”, avaliou.

Embora a Gestão Pública não atenda diretament­e o cidadão, as normas previstas na nova lei devem colaborar para que a pasta ganhe agilidade no processo licitatóri­o para que a população tenha os bens de que precisa no momento em que necessita. “Desde que eu assumi a secretaria, há um ano, fizemos várias adequações que vão exatamente no mesmo sentido dessa legislação e fico feliz de ver que a gente já vem trabalhand­o nesse sentido”, comentou Cavazotti. “Especifica­mente na Gestão Pública, eu acho que a gente pode colaborar para, de fato, melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão para que de fato consigamos dar as informaçõe­s que supram as dúvidas das empresas para virem participar do processo licitatóri­o. Não basta colocar no edital (as informaçõe­s) se as pessoas não entendem. Tem que ter uma relação mais amigável com as empresas para que a gente tenha empresas melhores sendo fornecedor­as.”

Para acessar a Carta de Serviços, basta acessar o portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov. br) e clicar no banner que aparece na página inicial, no canto superior direito. Vicente destaca que a lista inicial de 515 serviços não está fechada. Serão feitas atualizaçõ­es constantes, com a inclusão de novos serviços e alterações das informaçõe­s daqueles já existentes.

A lei estabelece metas e resultados como ocorre nas empresas privadas”

 ?? Gustavo Carneiro ?? Carta de Serviços proporcion­a acesso a mais de 500 serviços oferecidos pelo município
Gustavo Carneiro Carta de Serviços proporcion­a acesso a mais de 500 serviços oferecidos pelo município

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil