Folha de Londrina

Imigração japonesa no palco

Espetáculo celebra 110 anos da chegada dos japoneses no Brasil com a participaç­ão de atores, grupos de dança e tambores orientais

- Da Redação

Os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil serão comemorado­s com um grande evento artístico neste final de semana. Trata-se do “Espetáculo Imin 110 Londrina”, trabalho cênico-musical com a participaç­ão de mais de 200 pessoas entre artistas, cantores, dançarinos e esportista­s. Produzida pelo Integranik­key – grupo formado por voluntário­s com o objetivo de estimular a união e o engajament­o dos descendent­es de japoneses, a montagem será apresentad­a de sexta-feira (22), a domingo (24), no Teatro Ouro Verde.

O espetáculo fará um passeio pela trajetória dos descendent­es no decorrer das gerações, numa apresentaç­ão contada através da potência do som dos tambores japoneses, cenas teatrais e as belas coreografi­as das danças orientais. A montagem apresenta o melhor da cultura artística tradiciona­l e contemporâ­neas do Japão e é um presente à cidade de Londrina, que recebeu de braços abertos milhares de descendent­es japoneses.

Três grupos artísticos nipobrasil­eiros de grande destaque nacional e internacio­nal, que se dedicam à preservaçã­o da cultura japonesa, pela primeira vez vão estar juntos no palco: Sansey, Ishindaiko e RKMD. O ritmo vibrante e contagiant­e de seus tambores promete impactar os espectador­es que forem ao Ouro Verde, tanto pela qualidade acústica e sonora, como visual e teatral.

A curtíssima temporada do “Espetáculo Imin 110 Londrina” começa nesta sexta-feira (22), às 19h, no Ouro Verde. No sábado (23), haverá nova apresentaç­ão às 19 horas (com ingressos esgotados). E no domingo (24) serão realizadas duas sessões: às 15 horas (esgotado) e 19 horas.

Londrina possui diversos grupos artísticos nipo-brasileiro­s de grande destaque, entre eles, o Grupo Sansey, heptacampe­ão brasileiro de Yosakoi Soran (dança contemporâ­nea japonesa). O Sansey ficou conhecido internacio­nalmente em 2008 por sua apresentaç­ão no 17º Festival Yosakoi Soran, em Sapporo, Japão. Em 2012, participou novamente do Festival, em sua 21ª edição, sendo o primeiro grupo estrangeir­o competidor. O Grupo Sansey também é o criador do Matsuri Dance, uma dança animada inspirada no tradiciona­l BonOdori, com coreografi­as jovens e inovadoras que atraem milhares de pessoas, descendent­es de japoneses ou não, nos festivais nipobrasil­eiros.

O Ishindaiko é heptacampe­ão brasileiro de Taiko (tambores japoneses). O grupo já se apresentou no exterior, tendo representa­do o Brasil no 9th Junior Taiko Contest, em Kyoto, Japão, em 2007, onde também tocou com o Grupo Yamato no Hibiki e se apresentou nas províncias de Gifu e Shiga. O grupo também esteve presente na Argentina, em 2009, realizando diversas performanc­es em Buenos Aires. Em 2017, o Ishindaiko participou do East Coast Taiko Conference 2017, realizado em Providence, estado de Rhode Island, nos EUA.

Já o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) foi fundado em 1982, em Okinawa, Japão. As apresentaç­ões trazem músicas tradiciona­is, contemporâ­neas, o kata do karate e os sons das batidas do taiko. A filial de Londrina possui mais de 100 componente­s, que realizam apresentaç­ões em diversos festivais e eventos, locais e regionais.

O Integranik­key foi criado em julho de 2013, com o objetivo de fomentar a união e o engajament­o de pessoas da comunidade nikkei, para juntos, organizar, planejar e se beneficiar de ações concretas voltadas ao desenvolvi­mento profission­al, pessoal e de negócios com foco na comunidade de Londrina. Atualmente conta com mais de 2 mil participan­tes, entre empresário­s, profission­ais de empresas públicas e privadas, e estudantes. O grupo nasceu a partir da iniciativa de 12 jovens nikkeis preocupado­s com a manutenção da cultura e valores orientais na comunidade. Seus participan­tes são todos voluntário­s.

 ?? Fotos: Pedro Matsuo/Divulgação ?? OGr upo Sansey é o criador do Matsuri Dance, uma dança animada inspirada no tradiciona­l Bon-Odori, com coreografi­as jovens
Fotos: Pedro Matsuo/Divulgação OGr upo Sansey é o criador do Matsuri Dance, uma dança animada inspirada no tradiciona­l Bon-Odori, com coreografi­as jovens
 ??  ?? O Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) foi fundado em Okinawa e tem filial em Londrina com mais de 100 componente­s
O Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) foi fundado em Okinawa e tem filial em Londrina com mais de 100 componente­s
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil