Folha de Londrina

Newton Tanimura é novo controlado­r-geral de Londrina

-

O servidor público municipal Newton Hideki Tanimura é o novo controlado­r-geral da Prefeitura de Londrina. Ele foi nomeado para a função pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) na última sexta-feira (29), depois de passar por uma sabatina pelo CMTCS (Conselho Municipal de Transparên­cia e Controle Social), que entrevisto­u doze inscritos e encaminhou ao prefeito uma lista tríplice com três indicados. Ele assume em substituiç­ão ao contador Marcos Urbaneja, que hoje atua como chefe de gabinete da Prefeitura.

Tanimura é servidor municipal há 30 anos. É formado em Administra­ção pela UEL (Universida­de Estadual de Londrina), tem MBA em Gestão Financeira: Controlado­ria e Auditoria pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); é especialis­ta em Gestão e Planejamen­to Tributário, também pela FGV, e especialis­ta em Administra­ção e Gestão da Qualidade Total pela Unopar.

O Controlado­r-Geral tem autonomia para o desempenho das atividades na administra­ção direta, nas autarquias, fundações, empresas públicas, das quais o Município detenha o controle acionário e acesso a quaisquer documentos, informaçõe­s e banco de dados indispensá­veis e necessário­s ao exercício das funções de controle interno.

LISTA TRÍPLICE

O processo para a indicação dos três nomes contou com etapas como análise de documentaç­ão para definir os candidatos aptos, reunião pública e a sabatina dos postulante­s ao cargo. Esta foi a segunda vez que a escolha ocorrreu mediante a formação de Lista Tríplice – o primeiro processo indicou o excontrola­dor João Carlos Barbosa Perez, que deixou o cargo para assumir a Secretaria Municipal da Fazenda em fevereiro deste ano.

A formação da Lista Tríplice é um processo baseado na Lei Municipal nº 11.777/2012, em decretos e resoluções, e o chamamento para os candidatos ao cargo foi feito pelo edital 1/2018. Dentre os critérios para participar do processo de seleção, o servidor tinha que comprovar no mínimo cinco anos de efetivo exercício em função ou cargo que exija os conhecimen­tos nas rotinas administra­tivas de âmbito do Controle Interno do Município. Além disso, era preciso possuir curso superior em Direito, Administra­ção, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil