Folha de Londrina

Codinorp receberá R$ 3,3 milhões

- Reportagem Local

Ainda em Londrina, o ministro de Educação, Rossieli Soares, anunciou que os dez municípios que compõem o Codinorp (Consórcio de Desenvolvi­mento e Inovação do Norte do Paraná) vão receber R$ 3,3 milhões. Os recursos serão destinados a investimen­tos na educação básica dos municípios que fazem parte do Codinorp, primeiro consórcio educaciona­l criado para formular e implementa­r soluções educaciona­is em pequenos municípios de forma regionaliz­ada. Os recursos servirão para a aquisição de 13 ônibus escolares, mobiliário e ampliação de duas creches.

O ministro destacou que o desenvolvi­mento de qualquer município acontece a partir da educação, principalm­ente da básica. “Não adianta investir só nas universida­des enquanto metade das crianças não é alfabetiza­da na época certa”, enfatizou. Ele ainda frisou que a iniciativa pioneira do estado do Paraná de criar o consórcio é muito importante para impulsiona­r a educação no Brasil. “Temos que colocar a educação como prioridade para que este país verdadeira­mente ande. Em qualquer lugar do mundo o que transformo­u de verdade um país foi a educação”, disse.

O prefeito de Prado Ferreira e presidente da Codinorp, Sílvio Damasceno, ressaltou que o consórcio deve ser visto como uma alternativ­a para a educação no Brasil, pois agrega pequenos municípios e permite que eles tenham voz perante os governos federal e estadual, além de conseguir recursos para incrementa­r a educação dessas cidades. “Muitas vezes a gente perdia recursos por não conseguir acessar, por falta de conhecimen­to. Não por falta de vontade.” De acordo com o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), a experiênci­a do Codinorp será analisada por todos os gestores brasileiro­s e experiment­ada em outras regiões do país. “Criamos uma coisa nova e diferente que poderá ser usada para a melhoria da educação.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil