Folha de Londrina

Jornalismo contra fake news

-

“Se é fake, não é news”. Foi assim que o jornalista Zuenir Ventura defendeu que a cobertura jornalísti­ca não admite qualquer relação com a boataria. Fake news é o termo usado para identifica­r as mensagens falsas que circulam pelas redes sociais. Infelizmen­te, tão comuns hoje em dia, a ponto de influencia­rem eleições presidenci­ais. A frase de Zuenir foi proferida no último Congresso Internacio­nal de Jornalismo Investigat­ivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo, realizado recentemen­te em São Paulo e do qual a FOLHA participou.

As fake news e as formas de combatê-las estão na pauta dos congressos de jornalismo justamente porque o principal antídoto está na informação de verdade, bem apurada com técnica e credibilid­ade. Um trabalho feito com esmero pela imprensa ética e séria. Para Zuenir Ventura, as fake news podem causar um mal ainda maior que a censura, pois não se sabe justamente de onde elas surgem.

E em ano eleitoral cresce ainda mais a preocupaçã­o com as notícias falsas. Nesses tempos, a “guerra política” tem ajuda de um exército dos chamados robôs, ou bots, encarregad­os de “discutir” políticas nas redes sociais como se fossem humanos. Empresas especializ­adas recolhem informaçõe­s dos internauta­s e formam um banco com entre 80 e 100 dados de cada um. Depois, preparam mensagens, em formato de notícias, de acordo com cada perfil com o objetivo de influencia­r no voto das pessoas. Sem falar nas “fazendas de likes”, que segundo pesquisado­res que participar­am do congresso são formadas por rede de telefones celulares que fica ligada constantem­ente para gerar likes e compartilh­amentos em postagens nas redes sociais.

As notícias falsas criadas para favorecer políticos ou outras personalid­ades não são novidades. Mas na era digital elas foram potenciali­zadas. Os veículos de imprensa são um instrument­o confiável de checagem de informação, mas as pessoas precisam estar atentas aos conteúdos que acessam. Em muitos casos, a dúvida é o melhor amigo do cidadão.

As pessoas precisam estar atentas aos conteúdos que acessam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil