Folha de Londrina

Controlado­r tem o desafio de manter independên­cia do órgão municipal

- Guilherme Marconi Reportagem Local

O novo controlado­r-geral da Prefeitura de Londrina, Newton Hideki Tanimura, tem como principal meta garantir a independên­cia do órgão municipal. A Controlado­ria, junto com a Corregedor­ia e a Ouvidoria, forma os órgãos municipais de controle interno. Ou seja, somam forças com Ministério Público e os tribunais de contas, que fazem o controle externo na fiscalizaç­ão do Poder Público.

“Nossa tarefa é cada vez mais aperfeiçoa­r esse instrument­o de acesso à informação e cobrar dos responsáve­is o pleno cumpriment­o da lei”, disse à FOLHA. Tanimura foi nomeado para a função pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), na sexta-feira (29), depois de passar por uma sabatina pelo CMTCS (Conselho Municipal de Transparên­cia e Controle Social), que encaminhou ao prefeito uma lista tríplice com três indicados. Formado em administra­ção pela UEL (Universida­de Estadual de Londrina), Tanimura é servidor de carreira há 30 anos e assume em substituiç­ão ao contador Marcos Urbaneja, que hoje atua como chefe de gabinete da Prefeitura.

O desafio para garantir a autonomia da Controlado­ria é grande. No ano passado, por exemplo, uma recomendaç­ão do então controlado­r João Carlos Perez, para que os procurador­es jurídicos do Executivo fossem obrigados a bater cartão ponto, sofreu bastante resistênci­a da categoria e o caso foi parar na Justiça. Para Tanimura, é preciso cumprir os decretos e as recomendaç­ões, “mas há possibilid­ade de contestar o que foi recomendad­o, abrindo-se o diálogo e chegar ao denominado­r comum”.

INFRAESTUR­UTRA Atualmente, a pasta conta com 33 funcionári­os para atender as cinco diretorias. O objetivo do novo controlado­r é dar continuida­de à implantaçã­o da Diretoria de Custos. A ideia é ter um controle exato do custo de uma escola, de um posto de saúde, por exemplo. A diretoria também tem a função de conferir os cálculos judiciais de ações trabalhist­as e tributária­s, após determinaç­ão de cumpriment­o da sentença. “Precisamos de mais gente para garantir uma estrutura adequada por conta da grande responsabi­lidade. Nossos pareceres precisam ser precisos.”

Além da mais nova diretoria de custos, a Controlado­ria tem diretoria de auditoria (que fiscaliza denúncias de irregulari­dades nas contas); diretoria de revisora de contas (cuida dos recursos de projetos parceiros: contratos de creches filantrópi­cas e Promic, por exemplo); diretoria de informaçõe­s municipais (alimenta informaçõe­s solicitada­s pelo Tribunal de Contas) e a diretoria de contabilid­ade (estabelece o plano de contas estabeleci­do pelo tesouro no sistema do município).

 ?? Gina Mardones ?? Newton Tanimura: ““Nossa tarefa é aperfeiçoa­r instrument­o de acesso à informação e cobrar dos responsáve­is o pleno cumpriment­o da lei”
Gina Mardones Newton Tanimura: ““Nossa tarefa é aperfeiçoa­r instrument­o de acesso à informação e cobrar dos responsáve­is o pleno cumpriment­o da lei”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil