Folha de Londrina

Neymar vê melhor do mundo distante

Craque não consegue brilhar na Copa e, jogando menos tempo que rivais, tem poucas chances

- Folhapress

Kazan -

Neymar não conseguiu ser o protagonis­ta que se esperava nesta Copa do Mundo, a segunda de sua carreira. O jogador, que saiu do Barcelona para o PSG pelo sonho de ser o melhor jogador do mundo, deixa a Rússia após o Brasil cair ainda nas quartas de final.

Em sua segunda eliminação de um Mundial, o atacantevo­ltaparacas­acomdois gols marcados, 23 faltas sofridas e uma assistênci­a. Ele não foi nenhuma vez escolhido para ser capitão e colecionou polêmicas ao longo dos 25 dias em solo russo. Criticado, se irritou com a Globo e usou as redes sociais para responder.

No Mundial passado, quando também era a esperança da conquista do hexacampeo­nato, Neymar se machucou nas quartas de final contra a Colômbia e não jogou na derrota por 7 a 1 contra a Alemanha, na semi. A Copa do Catar, em 2022, terá o camisa 10 do Brasil com 30 anos de idade.

Neymar passou os três meses antes do Mundial em recuperaçã­o de uma lesão no pé direito que o obrigou a realizar procedimen­to cirúrgico no quinto metatarso, após se machucar em confronto entre PSG e Olympique de Marselha.

Na Rússia, foi mal contra Suíça e Costa Rica, apesar de no segundo jogo ter marcado seu primeiro gol na Copa, o segundo da vitória por 2 a 0. Contra a Sérvia, melhorou: deu a assistênci­a para o gol de Thiago Silva, em cobrança de escanteio, mas não brilhou. Queixas e simulações marcaram as atuações do atacante. Foi criticado por ex-jogadores estrangeir­os, que reclamaram que o brasileiro tentava enganar árbitros e prejudicar rivais.

Contra o México, o jogador fez sua melhor exibição, como os médicos previam, e foi eleito o melhor em campo ao fazer o primeiro e participar do segundo gol do Brasil. Mas não repetiu o feito diante da Bélgica.

A eliminação, agora, o deixa distante do troféu de melhor jogador do mundo em 2018, que será entregue em setembro. Seus principais concorrent­es, Cristiano Ronaldo e Messi, caíram nas oitavas de final, mas foram bem em seus clubes na temporada europeia, enquanto Neymar não jogou nos dois meses finais do Campeonato Francês por conta da lesão.

 ?? Jewel Samad/AFP ?? Brasileiro havia sido destaque contra o México, mas não repetiu feito diante dos belgas
Jewel Samad/AFP Brasileiro havia sido destaque contra o México, mas não repetiu feito diante dos belgas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil