Folha de Londrina

Áreas técnicas absorvem conhecimen­to, defende Iapar

Para presidente do instituto, desafio é continuar sendo relevante dentro da agricultur­a frente à modernizaç­ão

- Victor Lopes Reportagem Local

OIapar conta hoje com 510 servidores, sendo 97 pesquisado­res ligados a 12 áreas técnicas de especialid­ades. Atualmente, são nove pesquisado­res aposentado­s que atuam como voluntário­s na instituiçã­o, tocando ou participan­do de projetos diversos. De acordo com o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, o trabalho desses pesquisado­res voluntário­s tem sido bem importante. Ele, entretanto, minimiza o fato que a eventual saída deles possa atrapalhar de alguma forma o andamento dos projetos no futuro. Para Dalberto, a instituiçã­o tem um planejamen­to de pesquisa dinâmico e cada área técnica acaba sendo “repositári­a do conhecimen­to acumulado” ao longo dos anos.

“As áreas técnicas estão num sistema matricial. Cada pesquisado­r pertence a uma das 12 áreas técnicas, que é repositári­a do conhecimen­to acumulado daquela especialid­ade. Assim, conseguimo­s potenciali­zar o uso do fator mais escasso, que é o pesquisado­r formado, e cria institucio­nalmente um modelo de absorção do conhecimen­to, que se acumula na equipe e nos trabalhos publicados.”

Por fim, para Dalberto, o grande desafio do Iapar é continuar sendo relevante dentro da agricultur­a frente a toda modernizaç­ão que o setor tem passado. “Para o futuro, mais do que um realizador de pesquisa, o Iapar precisa ser um articulado­r entre as grandes redes para enfrentar, com outras entidades, os desafios do futuro.”

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Florindo Dalberto: Iapar precisa ser um articulado­r entre as grandes redes
Ricardo Chicarelli Florindo Dalberto: Iapar precisa ser um articulado­r entre as grandes redes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil