Folha de Londrina

‘Queda de leitos pediátrico­s e psiquiátri­cos’

-

O superinten­dente Irvando Carula, da gestão de sistemas de saúde da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), ressalta que houve a diminuição principalm­ente de leitos obstétrico­s, pediátrico­s e psiquiátri­cos. “Houve a diminuição da pirâmide populacion­al com base menor e ápice maior. Houve redução de nascimento­s e hoje existem mais idosos que crianças no Estado. Se pegarmos as outras especialid­ades, houve diminuição principalm­ente nos hospitais psiquiátri­cos”, destacou.

Segundo Carula, a própria política do Ministério da Saúde preconiza que não há mais necessidad­e de hospitais psiquiátri­cos gigantesco­s. “Alguns hospitais psiquiátri­cos foram fechados no Paraná, com capacidade de 300 a 400 leitos cada. Um deles ficava em Curitiba”, argumentou.

Por outro lado, Carula aponta que nos últimos anos foi aberto um hospital em Telêmaco Borba e outro em Campo Largo. “São leitos qualificad­os com capacidade de atender ocorrência­s de maior complexida­de”, garantiu. “O problema maior das filas para leitos hospitalar­es do SUS é a falta do leito qualificad­o. Boa parte está distribuíd­a em hospitais que só atendem coisas mais simples, em municípios menores. Há uma população referencia­da que busca por procedimen­tos de maior complexida­de em municípios maiores e é onde os problemas se concentram.”

(V.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil