Folha de Londrina

Mandatário­s negam conluio em eleições

- Diogo Bercito Folhapress

Madri, Espanha -Os presidente­s dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, trataram também, no encontro em Helsinque, na Finlândia, das acusações de que houve interferên­cia russa nas eleições americanas, quando Trump venceu. Ambos negaram que Moscou tenha agido no pleito.

Comentando a acusação, Putin disse no encontro com a imprensa: “Repito aquilo que foi dito antes, incluindo em encontros pessoais com o presidente. A Rússia nunca interferiu nem tem planos de interferir na política doméstica americana, incluindo em eleições”. “Devemos nos guiar pelos fatos e não por rumores. Você pode citar um único fato que provaria uma colusão? Isso é besteira”, completou. O russo admitiu, no entanto, que torcia pela vitória de Trump. “Ele falava sobre normalizar as relações com a Rússia”, explicou.

Já o presidente americano disse que as investigaç­ões do FBI, a polícia federal americana, sobre a suposta interferên­cia russa nas eleições “são um desastre para nosso país”. “Não houve nenhuma colusão. Venci Hillary Clinton facilmente”, afirmou. “Não conhecia o presidente [Putin] para conspirar com ele.”

Na semana passada, no entanto, um promotor especial americano acusou 12 agentes russos de roubar documentos do Partido Democrata para beneficiar a campanha de Trump. Criticando o encontro realizado na Finlândia, Hillary escreveu em uma rede social: “Uma pergunta para o presidente Trump quando se reunir com Putin: você sabe em que time joga?”

Paralelame­nte à cúpula de Trump e Putin, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, também se reuniram em Helsinque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil