Folha de Londrina

Quarto de Milha em destaque

O 41º Campeonato Nacional da raça, que acontece no Parque Ney Braga, é destaque no programa Multi Agro deste domingo (22)

- Reportagem Local

Neste final de semana chega ao fim o 41º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM), em Londrina. E no Multi Agro de domingo, Luly Turquino mostra como foi o evento.

O campeonato, realizado no Parque Ney Braga, é o maior da América Latina no ramo. São disputadas 19 modalidade­s, entre elas as provas de Três Tambores, Laço em Dupla e Apartação. Além disso, durante o evento também houve leilões.

Daniel Costardi, superinten­dente geral da ABQM, disse que eles já vinham “namorando” Londrina há um bom tempo, mas não conseguiam firmar um “casamento”. Depois de um problema jurídico em Avaré (SP), a associação teve que avaliar novas possibilid­ades. “E Londrina se mostrou a melhor por ter um parque maravilhos­o e, estrategic­amente para o quarto de milha, a cidade é muito importante porque o Paraná é o segundo maior Estado com quarto de milha e o segundo maior em quantidade de criadores”, explica.

Foram construída­s três novas pistas no Parque Ney Braga para que ele pudesse sediar a competição. Duas delas para as disputas e outra para aqueciment­o. A pista Equestre Família Romanelli também foi utilizada no evento para as provas de laço em dupla.

Espera-se que o campeonato movimente R$ 12 milhões no comércio local, de acordo com o Londrina Convention Bureau. Os comerciant­es e os competidor­es vêm de todo o Brasil para participar. Os prêmios da disputa vão desde fivelas, troféus e até um prêmio de mais de R$ 1 milhão.

Antônio Sérgio de Araújo Júnior, que compete na prova de apartação, veio de Campo Grande (MS) para disputar a modalidade. A mudança de cidade do evento para ele foi benéfica por ser mais perto. Além disso, ele conta que “o parque tem uma estrutura excelente e as pistas ficaram muito boas”. Ele começou a treinar por uma tradição de família. Seu pai já era treinador de animais de apartação e há mais de dez anos o filho seguiu o mesmo caminho.

Jordana Volpon, que também disputa provas de apartação, começou disputando os três tambores. Com apenas 15 anos, ela diz que o esporte e o quarto de milha ensinaram muito para ela. “Muita gente acha que é só um cavalo, mas não é. No meio das provas, eu aprendi a respeitar, a confiar, entendi que eu não consigo nada se eu não me dedicar. E se eu colocar meu coração, eu sei que vou conseguir.”

Uma grande preocupaçã­o durante o evento foi o bemestar dos animais. Diversas regras devem ser cumpridas para que o cavalo e os bois participem da competição. “O bem-estar animal é intrínseco ao modo da ABQM de pensar. Ela exige todos os exames que garantem a saúde do animal, tanto o bovino quanto o equino. Nós temos uma equipe de veterinári­os que contratamo­s para avaliar os animais quando eles chegam”, diz Costardi.

O juiz de bem-estar animal, Leonardo Feitosa, diz que desde 2014 existe a figura desse profission­al nos eventos. Ele trabalha de forma preventiva para que nada aconteça com os equinos e bovinos. “Nós vemos se eles estão bem acomodados, se há espaço para eles, como está a água e a alimentaçã­o”, explica.

O Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha se encerra neste domingo (22) com a final da prova de rédeas. O programa vai ao ar neste domingo (22), às 8h, na Multi TV (canal 20 e 520 da NET) e tem reprises diárias.

 ?? Marcos Zanutto ?? Leilões e a disputa de diversas modalidade­s fazem parte do evento que termina neste final de semana
Marcos Zanutto Leilões e a disputa de diversas modalidade­s fazem parte do evento que termina neste final de semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil