Folha de Londrina

CORRIDA ELEITORAL

Pros e PMB confirmam apoio à reeleição de Cida Borghetti (PP) e Ratinho Júnior oficializa candidatur­a pelo PSD; MDB ainda não decidiu se fecha com Osmar Dias (PDT)

- Mariana Franco Ramos e Luís Fernando Wiltemburg Reportagem Local

Partidos iniciam convenções para definição de candidatur­as ao governo estadual. Pros e PMB anunciam apoio à reeleição de Cida Borghetti e PSD lança Ratinho Júnior. MDB adia decisão sobre formação de chapa com o PDT de Osmar Dias

Curitiba

- Os partidos políticos começaram a definir, neste final de semana, os candidatos ao governo do Paraná, à Assembleia Legislativ­a, à Câmara dos Deputados e ao Senado. Pros e PMB oficializa­ram apoio à reeleição da governador­a Cida Borghetti (PP) e à candidatur­a de Alex Canziani (PTB) ao Senado. O PSD confirmou a candidatur­a de Ratinho Júnior ao Palácio Iguaçu e o MDB ainda não decidiu se irá apoiar ou não a candidatur­a de Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. Os nomes precisam ser aprovados até 5 de agosto e registrado­s no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o dia 15.

O presidente estadual do Pros, o deputado federal Toninho Wandscheer, disse que a decisão pelo apoio à reeleição da governador­a Cida Borghetti surgiu dentro da legenda pela “parceria que teve com o governo estadual”. “O partido entende que ela é a melhor solução para que o Paraná seja governado. Não temos nada contra outros candidatos, mas achamos que a melhor é a Cida”, disse.

Na mesma convenção, em Curitiba, também foi oficializa­da a chapa de candidatos à Assembleia Legislativ­a em coligação do Pros, PMB e PMN, com 77 nomes, e três candidatos e duas candidatas à Câmara Fe- deral. Na chapa para Brasília estão os londrinens­es Boca Aberta e Sorriso.

SEMVICE

Apesar de o PSD lançar, no sábado (21), a candidatur­a de Ratinho Júnior para o governo do Paraná, as decisões sobre o vice e os dois concorrent­es ao Senado deverão ser anunciadas apenas perto de 5 de agosto, prazo final estabeleci­do pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para realização das convenções partidária­s.

“Todos os partidos que fazem parte da nossa coligação têm bons nomes indicados, com viabilidad­e de eleição. Temos um prazo de 15 dias para chegar a um consenso. São nomes competitiv­os”, despistou o parlamenta­r, em entrevista coletiva. Ele é o postulante ao Palácio Iguaçu que conta com o maior número de legendas confirmada­s na chapa. Além do PSD, estão na aliança PSC, PRB, PR, PV, PHS e Avante.

Secretário de Estado do Desenvolvi­mento Urbano durante a maior parte da gestão Beto Richa (PSDB), Ratinho disse que não espera mais o apoio do tucano. “A informação que eu tenho é que o PSDB já fechou com a candidata Cida Borghetti”, comentou. A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) e o deputado estadual Ney Leprevost (PSD-PR) estão, segundo ele, entre os cotados para um posto.

Ratinho Júnior também apresentou seu plano de governo, com propostas como diluir a máquina pública em 50% no número de secretaria­s, investir em tecnologia, fortalecer o agronegóci­o e a agricultur­a familiar. “Queremos que o poder público seja facilitado­r para quem gera riqueza e emprego”, afirmou. Ratinho prometeu, ainda, ampliar as conversas com o funcionali­smo público estadual, sem reajuste há dois anos e meio.

O senador Roberto Requião (MDB-PR), presidente estadual do MDB, disse que o apoio ou não do partido à candidatur­a de Osmar Dias (PDT-PR) ao governo do Paraná será definido em duas semanas. A sigla foi a primeira a realizar sua convenção, na manhã de sábado. Segundo Requião, a aliança será “primordial­mente com o PDT”. O senador falou ainda que gostaria de concorrer à reeleição. Já a outra vaga ao Senado ficaria em aberto. A princípio, foram lançados 26 postulante­s à Assembleia Legislativ­a e 25 à Câmara Federal. Esse número ainda pode ser alterado.

PRAZOS

O prazo para que as legendas realizem suas convenções começou na sexta-feira (20) e se estende até 5 de agosto. Como muitas seguem costurando alianças, também de olho nas resoluções nos diretórios nacionais em Brasília, porém, a tendência é de que a maioria complete as chapas apenas perto do prazo final. O último dia para que os nomes sejam registrado­s no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é 15 de agosto.

Depois de MDB e PSD, os próximos partidos a se reunir no Paraná são o PSOL, na sextafeira (27); o PT, no sábado (28); e o PRTB, também no dia 28. O PT deve homologar a candidatur­a do ex-deputado federal Doutor Rosinha ao governo.

No domingo (29), às 9 horas, a Rede Sustentabi­lidade lança o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. A Executiva do PDT, do ex-senador e pré-candidato ao governo Osmar Dias, se encontra no dia 4 de agosto.

O PPS, do deputado federal Rubens Bueno, que ainda está dividido entre apoiar o ex-senador ou Ratinho Júnior, deve fazer sua convenção em 3 de agosto. A convenção do PP, da governador­a Cida Borghetti, que concorre à reeleição, acontece dia 3 ou dia 4.

 ?? Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo ?? Cida Borghetti: parceria do governo com o Pros garantiu apoio da legenda
Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo Cida Borghetti: parceria do governo com o Pros garantiu apoio da legenda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil