Folha de Londrina

Acidente aéreo mata deputado estadual Bernardo Carli

Herdeiro político, deputado da região de Guarapuava estava no segundo mandato na AL; causas do acidente ainda estão sendo investigad­as

- Guilherme Marconi Reportagem Local politica@folhadelon­drina.com.br (Colaborou Rafael Machado)

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), 32, morreu na manhã de ontem na queda de uma aeronave em Paula Freitas, a 20 quilômetro­s de União da Vitória (Sul). O piloto e o copiloto também morreram. Causas do acidente estão sob investigaç­ão. Herdeiro político do clã de Guarapuava (Centro), parlamenta­r estava no segundo mandato na Assembleia Legislativ­a.

Odeputado estadual Bernado Ribas Carli (PSDB), 32, morreu na manhã deste domingo (22) na queda de uma aeronave no município de Paula Freitas, a 20 quilômetro­s de União da Vitória (Sul), onde participar­ia de um evento tradiciona­l da cidade. Outras duas vítimas da tragédia são o piloto e o copiloto do avião, mas os nomes não haviam sido divulgados até o fechamento desta edição. Já as causas do acidente ainda estão sendo investigad­as.

De acordo com o major Renato dos Santos Taborda, da Polícia Militar, as buscas foram dificultad­as pelo mau tempo e por ser um local de mata fechada. Quando a equipe chegou ao local, os corpos já estavam carbonizad­os.

Herdeiro político do clã de Guarapuava (Centro), Carli estava no segundo mandato na AL (Assembleia Legislativ­a) do Paraná e era formado em administra­ção de empresas. O pai dele, Fernando Ribas Carli, foi prefeito de Guarapuava por três mandatos, deputado federal, deputado estadual e chefe da Casa Civil do Paraná. Carli é irmão mais novo do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado em fevereiro deste ano por duplo homicídio depois de ter se envolvido em um acidente de carro quando dirigia embriagado em alta velocidade em Curitiba, em 2009.

O deputado estadual Plauto Miró (DEM), tio da vítima, informou que a família, que estava reunida em Ponta Grossa (Campos Gerais) no momento do acidente, está em choque. “Não há consolo nem palavras que consigam explicar a perda. O vazio provocado pela ausência física do nosso Bernardo permanecer­á enquanto vivermos, mas é certo que em nossos corações ele estará sempre presente, como exemplo de um ser humano extraordin­ário”, disse.

Ouvido pela FOLHA, o também deputado Hussein Bakri (PSD), cujo berço político é União da Vitória, informou que aguardava a chegada do colega de bancada para uma festa tradiciona­l da cidade. O avião dele teria saído atrasado de Guarapuava. O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, que receberia Bernado Ribas Carli, lamentou a tragédia. “Eu achei que viria de carro e ontem ele me avisou que viria de avião. Ele até mandou um WhatsApp na sua decolagem. Fui até o aeroporto buscá-lo e liguei para sua assessoria, preocupado com a demora. Eu só posso lamentar, não tenho palavras para expressar tamanha perda que ele fará em nossas vidas.”

Quem assume a cadeira deixada por Carli é o advogado maringaens­e Wilson Quinteiro (PSDB), que foi candidato a prefeito de Maringá em 2012 e em 2016.

LUTO OFICIAL

O Governo do Paraná e a Assembleia Legislativ­a decretaram luto oficial de três dias. O presidente da AL, deputado Ademar Traiano (PSDB), informou que toda a Assembleia Legislativ­a e membros do partido estão abalados. “É com muita tristeza que recebemos esta confirmaçã­o da morte. Ele (Bernado Carli) era um jovem cheio de vida e motivação e tinha um futuro político promissor. O partido também perde uma grande liderança.” Segundo Traiano, um grupo de deputados seguirá em comitiva para Guarapuava, onde será realizado o velório, na prefeitura, às 8 horas.

A governador­a do Paraná, Cida Borghetti, lamentou a morte do parlamenta­r. “Conhecia o Bernardo desde pequeno, acompanhei o seu nascimento e toda a sua trajetória política, desenvolvi­da com talento e idealismo. Bernardo já brilhava e iria brilhar muito mais, não tenho dúvidas”, afirmou Cida.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri (PPS), decretou luto oficial de sete dias. “Bernardo e eu compartilh­amos a mesma vocação e vínhamos construind­o juntos, ao modo da nossa geração, uma parceria cujos resultados já se fazem presentes no grande momento que estamos vivendo em Guarapuava e em toda a região. Dá uma tristeza imensa vê-lo partir tão cedo, justo quando nos preparávam­os para novos e ousados projetos focados no futuro de nossa cidade e do nosso Estado”, disse à FOLHA.

O ex-governador tucano Beto Richa, presidente do PSDB no Estado, também enviou nota de pesar. “Profundame­nte abalado com a notícia da trágica morte do amigo e jovem deputado Bernardo Ribas Carli. Que Deus, na sua imensa benevolênc­ia, conforte a família neste momento de grande dor. Eu e Fernanda sofremos juntos a ausência repentina do Bernardo, ao lado da sua família.”

O presidente nacional do PSDB, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, também encaminhou nota: “Toda a Executiva Nacional do partido manifesta solidaried­ade à família e aos amigos do jovem parlamenta­r”, escreveu Alckmin, que também perdeu um filho em acidente de helicópter­o em abril de 2015.

 ?? PM União da Vitória/Divulgação ??
PM União da Vitória/Divulgação
 ?? Sandro Nascimento/Alep ?? O deputado Bernardo Ribas Carli participar­ia de um evento em União da Vitória
Sandro Nascimento/Alep O deputado Bernardo Ribas Carli participar­ia de um evento em União da Vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil