Folha de Londrina

Idosos apresentam show de canto e dança

- Carolina Avansini Reportagem Local

Ao som de uma marchinha de Carnaval, alunos do curso Corpo e Voz para a 3ª Idade, da programaçã­o do Festival Internacio­nal de Música de Londrina, invadiram o saguão do shopping Royal Plaza no domingo (22) para apresentar o “Show de Danças e Evolução da Melhor Idade”. Foi o resultado de uma semana de aula com a professora Maru Ohtani, musicista de São Paulo que participou pela primeira vez do evento para dar voz aos idosos através da música. E a canção entoada por eles ao entrarem no local do espetáculo não poderia ser mais adequada. Com flores de jornal nas mãos, eles pediram: “ó abre alas, que eu quero passar!”

O grupo de idosos, muitos deles participan­tes das atividades oferecidas pelo município nos Centros de Convivênci­a para Idosos nas zonas leste e oeste da cidade, surpreende­u e emocionou o público com um verdadeiro baile. Não faltaram palmas, marcação de ritmo com os pés e muito suingue. Até mesmo a tradiciona­l vassoura foi usada pelos alunos para trocar de pares. Ao final, uma grande ciranda encerrou o espetáculo.

A organizaçã­o do festival destacou que a atividade tem o objetivo de trabalhar canções do repertório da melhor idade, conhecidas ou não, que possam fazer intersecçõ­es com outras linguagens como dança, movimento, cena, brincadeir­as e jogos. A professora Maru Ohtani chegou para executar essa proposta e se surpreende­u com os resultados. “Ficamos uma semana juntos e acabamos nos transforma­ndo em uma grande família. Em pouco tempo eles aprenderam o repertório e depois foi só alegria”, disse.

O viés lúdico da música conduziu todas as atividades. A professora afirmou, entretanto, que o principal ingredient­e para o sucesso foi o amor. “Para trabalhar com esse público é preciso praticar acolhiment­o e estar de bem com a vida”, ensina. A resposta da turma de alunos foi uma surpresa para ela, que não imaginava encontrar tanta energia e disposição. “Trabalháva­mos três horas por dia e ninguém se cansava”, elogiou.

A aposentada Izete Maria Rodrigues, 74, participou do curso pela quarta vez e garante que a cada edição a experiênci­a é ainda melhor. “Fico muito feliz com música, a gente rejuvenesc­e”, garante ela, que não consegue imaginar uma vida sem os eventos musicais. “Somos todos uma família”, avisa.

É o mesmo sentimento da aposentada Maria Napolitana Gonçalves, 83, que participou do curso pela terceira vez e aprovou a iniciativa. “A experiênci­a de cantar é muito boa. A gente desenvolve novas habilidade­s”, considera. Apresentar­se em um espetáculo também é uma experiênci­a prazerosa. “Faz bem para o ego, é muito legal”, diz.

O casal formado pelo aposentado Michele Nadessa, 89, e pela pensionist­a Benedita de Faria Coutinho, 71, foi um dos mais animados no baile. Os dois se conheceram no Centro de Convivênci­a, se casaram e aproveitam a melhor idade para se divertir. “Não gostamos de ficar parados em casa, participam­os de tudo. A gente ama as artes, seja música ou teatro”, contam eles, que também gostam muito de aplausos.

“Para trabalhar com esse público é preciso praticar acolhiment­o e estar de bem com a vida”

SERVIÇO

Informaçõe­s sobre o Festival Internacio­nal de Música de Londrina no site http://www.fml. com.br/38/home.asp

 ??  ?? Alunos do Festival de Música invadiram o saguão de um shopping, surpreende­ndo e emocionand­o o público
Alunos do Festival de Música invadiram o saguão de um shopping, surpreende­ndo e emocionand­o o público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil