Folha de Londrina

Consulta ao médico confirmou miopia

- (P.M.)

Giovanna de Mello Nogueira tem 13 anos e há dois meses começou a se queixar para a família que tinha dificuldad­e para enxergar de longe e também dor de cabeça. Um exame feito na escola onde cursa o 8º ano constatou que ela estava com alguma alteração na visão. Uma consulta ao oftalmolog­ista confirmou a miopia. “Ela foi no início de julho ao médico, que fez os testes e receitou o óculos para ajudá-la. É grau baixo, entre 0,5 e um, entretanto terá que utilizar”, relata o pai da menina, Aquilas Nogueira.

Ele conta que a filha costuma utilizar telas com frequência, principalm­ente no período noturno, depois que chega da escola. O médico não relacionou a miopia à utilização do celular, entretanto o cuidado será intensific­ado a partir de agora pelos familiares. “O que o oftalmolog­ista disse é que ela precisa usar óculos constantem­ente. Seja na escola ou em casa. Vamos ficar sempre atentos para ver se está com óculos até se acostumar, também quando estiver no celular ou tablet, para não forçar ainda mais a visão”, planeja.

Segundo Nogueira, o médico deixou Giovanna ciente de que a tendência é que o grau da lente do óculos aumente com o tempo. “Terá alteração no grau por um tempo até estabiliza­r. Apesar dela ter o olho claro, que é mais sensível, não lagrimejav­a, mas ela está tendo que forçar a visão”, aponta. Além da garota, o filho mais de velho, de 19 anos, e ele também usam óculos. “Tenho dificuldad­e para enxergar o que está longe. Comecei a utilizar óculos quando tinha 22 anos. Hoje tenho 42. Não é um uso constante, porém vou ter que utilizar sempre, pois sinto que preciso”, entende.

 ?? Marcos Zanutto ?? Giovanna de Mello: uso constante de óculos
Marcos Zanutto Giovanna de Mello: uso constante de óculos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil