Folha de Londrina

Auditorias apontam falha de segurança em eleição no Corinthian­s

- DANIEL BATISTA

São Paulo – Enquanto o técnico Osmar Loss está pressionad­o no Corinthian­s após perder o clássico para o São Paulo, os bastidores do clube fervem. A suspeita de que houve irregulari­dades na eleição para presidente aumentou após três auditorias constatare­m falhas de segurança na votação e o MP (Ministério Público) deixar claro que não é possível assegurar a integridad­e do pleito, que colocou Andrés Sanchez de volta ao comando do clube.

Ainda não há conclusão de que houve fraude, mas apenas a constataçã­o de falhas na segurança do sistema de votação, feito pela Telemeetin­g Brasil. Diante disso, o MP apontou “absoluta violação da confiabili­dade e seriedade do pleito”.

Foram apontadas falhas pela Dynamics Perícias, contratada por Paulo Garcia, candidato que ficou em segundo lugar, pela Perícias Informátic­a, paga pela Comissão Eleitoral do Corinthian­s, e pelo Instituto de Criminalís­tica, órgão da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Quem apontou dados que mais levantou dúvidas da idoneidade da eleição foi a Dynamics, que detectou uma diferença de 25 votos entre os apurados e o número de sócios que assinaram a lista de presença.

Além disso, na véspera da eleição, foi apresentad­o o sistema de votação para os auditores e fiscais e, após a exibição, o computador foi lacrado e gerou um código. O número, entretanto, apareceu diferente quando foram checadas as máquinas no fim do pleito.

A Perícias Informátic­a constatou que houve a divergênci­a no código do computador, mas por falha de um funcionári­o da Telemeetin­g. A perícia também destaca a fragilidad­e da rede Wi-Fi. O Instituto de Criminalís­tica aponta que a alteração dos códigos se deu antes da eleição e que o sistema de votação se comportou de forma esperada.

A Justiça determinou a realização de uma audiência no dia 27 de agosto para ouvir funcionári­os da Telemeetin­g. Se constatada a fraude, ainda será preciso que a denúncia seja feita à Justiça Civil e ao Conselho Deliberati­vo do clube, para impugnar o resultado das urnas e anular a eleição. Se isso se concretiza­r, uma nova votação será marcada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil